segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

E o Natal combina com... Espumante!!

O vinho espumante é sempre sinônimo de que algo importante e diferenciado está acontecendo. Por isso, iniciar uma comemoração sem esse vinho não dá, hein? Nenhuma festa que se preze ficaria completa sem, ao menos, um espumante para celebrar. Portanto, garanta sua garrafa! Pode ser Espumante, Champagne, Cava, Franciacorta,... O importante é você fazer caber no seu bolso! E brindar, é claro!

Ok, o vinho da celebração sentou à mesa e, com o que harmonizá-lo? 

Os espumantes vão bem desacompanhados, durante um bom bate-papo com os amigos e familiares. Também harmonizam acompanhando entradas leves, como saladas ou carpaccio de salmão; ou ainda com pratos delicados, em preparações simples com lagostas, vieiras, frutos do mar e caviar. Eu me arriscaria também a harmoniza-lo com Panettone. Aliás, vou fazer o teste em breve!

Uma das harmonizações que testei com champagne e ficou excelente foi a salada de morangos com tomates-cerejas, alecrim, aceto balsâmico e açúcar mascavo. A harmonização é perfeita... Basta não exagerar na quantidade de alecrim...

Pique alguns tomatinhos e um pouco de morangos, coloque em um potinho e regue com azeite e aceto balsâmico... Acrescente umas folhinhas de alecrim e deixe um pequeno raminho para enfeitar! Numa pequena panela acrescente um pouco de açúcar mascavo e uma gotinha de água. Vá mexendo até o açúcar se transformar numa caldinha! Desligue o fogo. Regue a saladinha com essa calda e sirva! Fácil, prático, barato, um visual lindo (com as cores de natal) e um sabor delicioso!

Quer outra sugestão? Vá de saladinha de agrião com damascos. O chef Alex Caputo tem uma receita incrível: Basta deixar o damasco (picado em tiras) descansando por trinta minutos numa mistura de vinho branco e um pouquinho de vinagre. Disponha o agrião em uma saladeira bem bonita, acrescente o damasco e cenouras picadas também em tiras. Um toquezinho com pinholes e voilà... Simples e saboroso! 



A minha harmonização natalina de espumante vai ser com salada de vôngoles e mariscos (que é uma tradição na familia... Aliás, pelo menos na minha, o cardápio sofre pequeníssimas alterações ao longo dos anos!)

Se você tiver mais alguma dica de receita que fica sensacional com espumante e que tenha tudo a ver com o Natal, não deixe de comentar! Se você quiser ler ou reler outros posts sobre espumantes e algumas harmonizações, clique nos links abaixo:

Espumantes brasileiros para brindar o 7 de setembro
Festa vip (parte 1)
Bar Kintarô (parte 1)
Um reencontro que levou 15 anos
Queijos e vinhos da Confraria Tarja Preta
Champagne Taittinger
Caminhada em Buenos Aires
Resumo do dia

4 comentários:

  1. Espumante, hummm!!! O difícil será escolher a salada, adorei as dicas, amo a combinação do morango e alecrim, esses aromas me encantam... Agora, damasco é minha fruta seca predileta, somado a crocância, picância e o "azedinho" do agrião, me dá água na boca... Já sei, testarei a duas preparações, depois te conto!!!rsrs
    Parabéns Evelyn! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Joyce! Escutar tais elogios vindos de uma chef como você, me deixa muito feliz! Faça o teste, você não vai se arrepender!
    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Evelyn!!!
    Adorei a saladinha de tomatinhos e morangos...
    Vou Preparar pra Ceia...Mas na Foto parece ter um raminho de Mangericão...e Na receita Vc fala de Alecrim??? Está correto o Alecrim? Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Adry;
    Obrigada pela visita! A saladinha de morangos e tomatinhos fica uma delícia e é sucesso garantido! Depois quero que você me escreva, contando o resultado, viu?
    Pois é, eu já fiz a receita com manjericão e com alecrim... Com alecrim fica muito mais saborosa! Em relação à foto eu só fotografei quando preparei com manjericão... Por isso, só tinha essa! rsrsrsr...
    Beijos

    ResponderExcluir