segunda-feira, 13 de maio de 2013

Aprendendo mais um pouco sobre harmonização entre queijos e vinhos

Harmonização entre queijos e vinhos é um tema freqüente aqui no blog, não só porque eu os adoro, mas também porque as pessoas costumam ter muitas dúvidas em qual vinho comprar para harmonizar com uma variedade tão grande de queijos, principalmente em jantares de "Queijos e Vinhos".

Por aqui já circularam alguns posts sobre esse tema. (aqui, aquiaqui e aqui). Também já escrevi sobre esse assunto, polêmico às vezes, no blog Papo de vinho, do jornalista Beto Duarte.

No último dia da Expovinis participei de uma degustação conduzida pelo blogueiro Déco Rossi, do portal R7, embaixador no Brasil da Wines of Argentina e proprietário da Winet, acerca dessa harmonização.


Ao longo da degustação tivemos a incrível oportunidade de conhecer alguns rótulos argentinos ainda não comercializados no Brasil - tem importadora "dormindo no ponto". Tinha vinho MUITO legal!

Provamos 8 vinhos (3 brancos e 5 tintos) e mais uma vez percebemos que, no geral, os vinhos brancos são os que se saem melhor na harmonização com queijos.


Na bandeja de queijos tínhamos emmenthal, brie, parmesão e gorgonzola. Dentre os vinhos degustados tínhamos Torrontés, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Malbec e Bonarda.

Adivinhe qual o vinho foi o mais "coringa", ou seja, aquele que conseguiu se sair melhor com a variedade de queijos? Na minha opinião foi o Viognier. E isso porque o cítrico do vinho combina com a gordurinha dos sabores...

Quando organizo degustações de queijo em casa, normalmente invisto em um Sauvignon Blanc, mas na minha próxima harmonização vou de Viognier. Faça o teste!

Os vinhos degustados foram:

Foto: Jane Prado, do Château de Jane

Da direita para a esquerda:

1) Finca el Origen - Torrontés 2012
2) Estancia Mendoza - Sauvignon Blanc 2012
3) Finca el Origen - Viognier 2012
4) Secreto Patagónico - Pinot Noir 
5) Algodon - Bonarda 2010
6) Val Costa - Cabernet Sauvignon 2012
7) Viamonte Reserva - Malbec 2010
8) Estancia Mendoza - Malbec 2012

6 comentários:

  1. Evelyn,

    Apesar de sempre termos um melhor "casamento" entre brancos e queijos, sou daqueles chatos que não dispensa um tinto, mesmo que a magia não seja completa!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vale é o gosto pessoal!
      Como eu amo vinho branco, posso unir os dois e ainda me dou bem!!! rsrsrsr
      Beijo

      Excluir
  2. Pois é, Victor, eu também faço parte desse time de chatos ... risos ... especialmente nas frias noites paulistanas !

    E ainda acho que um parmesão vai muito bem com um sangiovese, mesmo dos mais simplinhos !

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião o importante mesmo não é ser branco ou tinto e sim estar em boa cia!!
    :)

    ResponderExcluir