terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Salada, Peixe e Sauvignon Blanc!

O calor segue nos derretendo. Não dá nem para sentir fome direito, não é mesmo! Por isso, minha dica é o preparo de comidinhas frescas e leves, acompanhadas de um bom vinho branco para nos mantermos saudáveis nesse calor de meu deus.

No final de semana preparei uma salada de alface com um pouquinho de repolho roxo, manga e mamão...


Para o prato principal, fomos de peixe empanado bem de leve, acompanhado de brócolis, couve-flor e purê de banana da terra... 



Ficou uma delícia, pois o mix de sabores tem a cara do verão. Com o vinho não poderia ser diferente... Escolhemos um vinho branco que eu adquiri na Zahil e apreciei muito. É o Château Fondarzac 2009, da região de Entre-Deux-Mers, em Bordeaux.


Esse vinho, produzido com Sauvignon Blanc (80%) e Sémillon (20%) me surpreendeu, pois ao abrir a garrafa já foi possível perceber seus aromas frescos... 

Na taça apresentou um amarelo intenso com reflexos dourados. No nariz mostrou-se perfumadíssimo, com notas frescas de maracujá, flores brancas, hortelã, lima e lichia. Na boca apresentou muita untuosidade, mas ao mesmo tempo mostrou frescor, acidez e uma leve picância. O retrogosto de melão me fez suspirar.

Na harmonização ele se saiu perfeito... Vinho fresco para comidinhas tropicais!

Fica a dica do cardápio e do vinho para os quentes dias de folia que estão se aproximando!

4 comentários:

  1. Boa dica; dias quentes, vinhos frescos, brancos ou rosados nos tranquilos, e espumantes para acompanhar a gastronomia leve e fresca também.
    Mas, vale lembrar que temos sempre que levar em conta os gostos pessoais, e se alguém preferir um tinto, que este seja bem leve e fresco. Eu não trocaria o branco pelo tinto nestes dias quentes e com esta sugestão de gastronomia, mas em enogastronomia o certo e o errado só existem na teoria dos compêndios.
    Boa pedida Evelyn, parabéns
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  2. Belo post, Evelyn - como sempre, dá vontade de a gente sair bebendo e comendo essas coisas ...

    Por sote, também comprei um Château Fondarzac na Zahil, um dai desses, e está guardadinho ... Depois de tomá-lo vou comparar minhas impressões com as suas ...

    Beijos !

    ResponderExcluir
  3. Querido Álvaro, obrigada pela visita! Pois é, os meus vinhos tintos estão todos bem fresquinhos na adega... Por hora, nem penso em tira-los de lá!
    Obrigada pelas palavras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nivaldo;
    O meu peixe não é o da Tereza, mas estava bem gostosinho!! Penso que aquele que ela prepara e me faz suspirar cada vez que entro no seu blog deve harmonizar bem direitinho com esse vinho!! Depois me conta como ficou, ok!
    Obrigada pela visita
    Grande beijo

    ResponderExcluir