terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Natal combina com... Bacalhau


Bacalhau é um prato tradicional não só no Natal, mas em outras festividades, como a Páscoa. Além disso, costuma ser o queridinho de muitas famílias, sendo apreciado ao longo de todo o ano, naquele almoço de domingo, com a família toda reunida!

Dica de receita para este clássico ingrediente? Eu não tenho nenhuma... Cada família tem seu modo de preparar o bacalhau, com aquela receita que vai passando de geração para geração... Às vezes é o bacalhau grelhadinho, para outros é ensopadinho com batatas, para outros é em forma de bolinho,... São tantos os modos de preparos... e todos tão deliciosos!

Ok, todos sabemos o quanto bacalhau é bom, mas na hora de harmonizar, todo cuidado é pouco. O bacalhau é daqueles pratos que, dependendo do vinho que o acompanha, deixa aquele gosto de metal na boca... Já fiz um post sobre bacalhau na Páscoa. (não leu, clique aqui)

Então minha dica vai para a harmonização. Se o seu bacalhau não leva muitos ingredientes, é preparado de maneira bem simplificada, sendo grelhadinho e acompanhado de um bom azeite e batatinhas, você pode recorrer a um bom vinho branco com bastante madeira - minhas sugestões são o espanhol, da região da Rioja, o Conde de Valdemar ou o vinho nacional da Miolo, RAR Viognier...

Se a sua receita leva mais ingredientes na preparação, ou se você aprecia mais um tinto, busque um vinho maduro com taninos bem macios. Minha sugestão: João Pato Touriga Nacional, do Luís Pato!

8 comentários:

  1. Evelyn, para o meu gosto pessol, você acertou em cheio !

    Os brancos da Rioja são maravilhosos para acompanhar o bacalhau !

    ResponderExcluir
  2. Olá Nivaldo;
    Também são meus preferidos! Sou fã de carteirinha do Conde de Valdemar!
    Beijos
    Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, nada melhor que tintos do Alentejo ou alguns do Douro!! Mas os portugueses sabem como harmonizar seus pratos e vinhos.
    Beijos,

    Victor

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Victor! Esses portugueses são sabidos mesmo! rsrsrsrsrs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Evelyn

    De novo muito boa a sequência de posts sobre o natal.

    Mas diria o que, assim, bacalhau, se leva muitos ingredientes e molhos brancos, natoas, etc e tal. Certamente um Chardonnay barricado, prefiro os da Borgonha ou um Encruzado do Dão.

    Se ele é mais sequinho, por que não um Gammay Beaujolais Cru??? Inovar é preciso.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Inovar é preciso, sempre! Adorei as dicas, Peter! Vou experimentar com um Gamay... Depois te conto!
    Beijos
    Evelyn

    ResponderExcluir
  7. De acordo com a tradição lusa, há 1001 maneiras de se preparar bacalhau e, consequentemente, 1001 harmonizações sempre dependendo do preparo porque,afinal, bacalhau não é peixe, é BACALHAU! rs Fiz há uns anos (publicado no blog http://falandodevinhos.wordpress.com/?s=bacalhau+e+vinho) uma enquete com especialistas,enófilos,produtores e curiosos buscando a melhor harmonização na opinião deles e o resultado foi de dar nó! Cada cabeça com sua sentença, o que demonstra que nesse quesito de harmonização de bacalhau o assunto dá pano para manga!!! Salute, um Feliz Natal e um ano de 2013 brilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ter vc por aqui, João!
      Pois é, são tantos os modos de preparo do bacalhau, que teremos uma vida toda para testar harmonizações!
      Grande beijo e um 2013 repleto de saúde!

      Excluir