sábado, 19 de fevereiro de 2011

Um brinde à sexta-feira!

Depois de uma semana intensa de trabalho, nada melhor do que chegar em casa, tirar os sapatos, tomar um banho deliciosamente refrescante e preparar uma comidinha para saborear com vinho!

O prato escolhido foi um tortelloni de queijo ementhal com limão siciliano, que comprei lá no espaço Artgusto, durante a comemoração do aniversário da Lara. (Não leu? Clique aqui). Preparei um molho bechamel bem levinho para acompanhar a pasta. Resultado: Uma delícia! Durante o breve cozimento da massa, é possível sentir o cheirinho de limão siciliano se espalhando pela cozinha. Mas, o bom mesmo foi saborear a massa: leve e saborosa com o queijo ementhal derretidinho e um leve toque de frescor do limão...
O prato está muito feio visualmente, mas garanto que no paladar estava excelente!
Para harmonizar com este prato decidimos optar por um vinho tinto, aproveitando que a temperatura, durante a noite aqui em São Paulo, tem sido um pouco mais amena. O eleito foi o Cavas Submarinas 2007, do Valle del Itata, no Chile. Adquirimos esta garrafa durante a Abravinis, onde conhecemos o processo de armazenagem desse vinho: o mar. (se você não leu, clique aqui).

Elaborado a partir da inusitada mistura de Carmenère (15%) com Pinot Noir (85%), esse vinho apresentou um vermelho rubi bem intenso, mas com a clássica "transparência" da Pinot. No primeiro ataque aromático percebemos coco, depois os aromas de frutas negras, com leves toques de madeira e tostado eram facilmente identificáveis. Na boca, excelente acidez, bom corpo, com notas de chocolate ao leite e frutas vermelhas, mas um pouco desequilibrado, já que havia um pouco de álcool em destaque. Ainda assim, um vinho bem gostoso!
A harmonização ficou bastante interessante, principalmente porque a massa acompanhada do vinho fez com que o sabor do limão crescesse na boca e isso, para mim, não é problema algum afinal, tenho verdadeira adoração por limão...  (só de escrever, minha boca enche d'água). Excelente dica para receber os amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário