segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rèmole 2008 no Bottagallo

O Bottagallo foi o restaurante eleito para o jantar de sábado! (já publiquei um post sobre ele aqui). Estava morrendo de vontade de saborear as porções botta...  É leitores, eu sofro de um grave problema: quando vou a um restaurante e gosto de um determinado prato, não consigo escolher outro, fico sempre no mesmo! Sei que perco muitas oportunidades sendo assim, mas não consigo optar por algo novo. E, desta vez, não foi diferente... comi os mesmos pratos que da última vez: risotto de funghi e gnocchi dourado, mas consegui incorporar mais um prato (que já se tornou um dos favoritos): polenta grelhada com queijo gorgonzola, bolonhesa e funghi...


E, claro, como não poderia deixar de ser, a bebida escolhida para harmonizar com esses pratos foi vinho!
Eu queria um branco, mas o restante da mesa queria tinto... Confesso que não gosto de tinto neste calor, a não ser que tenha uma estrutura bem leve, caso contrário, sinto mais calor ainda. Não sei como tem gente que consegue tomar um Malbec ou um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo com esse calor infernal de SP... Mas, voltando ao assunto, fui voto vencido e ficou decidido que tomaríamos um tinto. Para escolher um tinto italiano bem levinho, pedimos a ajuda do sommelier Paulo, que nos ofereceu o toscano Rèmole.

Elaborado a partir da uva Sangiovese, com um pouquinho de Cabernet Sauvignon, este vinho apresentou um vermelho rubi bem vivo. No nariz, aromas de frutas vermelhas bem frescas (característica da Sangiovese) se destacavam. Na boca mostrou-se bem leve, com notas de cerejas e morangos, álcool na medida, pouco persistente, simples e agradável... Vinho bem feitinho, fácil, sem compromisso, que agradou a todos e, o melhor, muito bom para o calor...

Na harmonização com os pratos ele não se saiu tão bem, pois a comida sempre se sobrepôs ao vinho, com mais potência, mas funcionou... Recomendo!

4 comentários:

  1. Este é um dos meus preferidos para o verão. Bem assim mesmo leve, gostoso e despretensioso sem perder a elegância.

    Gosto também dos Beaujolais, secos, frutados e refrescantes.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    Evelyn coloquei o teu blog no boplgroll do alemdovinho. Siga em frente o blog está ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto dos Beaujolais, ainda mais se estiver acompanhado de beef tartare.
    Quanto ao blogroll, que honra, Peter! Muito obrigada!! Fico orgulhosa de escutar elogios vindo de uma pessoa como você, que tem um blog excepcional, com imagens e textos tão inspiradores!! Mais uma vez obrigada!
    Abraços, Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Evelyn

    Gosto do teu blog porque ele é simples, direto e alegre como os vinhos e a vida devem ser.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Peter! Pois é, não sei ser de outro jeito!
    Abraço, Evelyn

    ResponderExcluir