terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Enchanteur 2006

Há tempos que queria preparar uma massa seca à base de tinta de lula... Em minha última ida à Casa Flora  eu trouxe um pacote dessa massa, mas sempre tive dúvidas de como preparar e quais ingredientes utilizar.
Em uma conversa com Rodrigo Albernaz (professor e amigo) ele sugeriu que eu a preparasse com um molho bechamel, lulas e, para finalizar, uma redução de aceto balsâmico. Achei a sugestão incrível, mas achei que não fosse dar conta do recado.
E o tempo foi passando, passando, até que chegou o momento de encarar o desafio. Neste último domingo decidi preparar a pasta “à moda Albernaz”. E não é que ficou excepcional! Meus pais, meus irmãos e meu marido adoraram... Receita aprovadíssima! Achei que não conseguiria deixar a lula em um ponto bom, mas lendo o blog da Marcele, o “Cozinha Pequena”, me senti mais confiante e encarei o desafio dos anéis de lula... e deu tudo certo. Isso, sem falar na redução de aceto balsâmico, que deu um adocicado delicioso ao prato.

Para o almoço ficar completo, só faltava um vinho que encarasse e desse conta desses sabores todos... O escolhido foi o rosè australiano (recém adquirido na Grand Cru) Enchanteur 2006, The Colonial Estate, da famosa região de Barossa Valley.
Elaborado 100% com a uva Grenache, esse vinho com coloração de pôr-do-sol apresentou aromas bem minerais, levedura, um pouco de grama cortada, pimenta e flores... Na boca, excelente corpo, boa persistência, notas de frutas vermelhas e um frescor delicioso.
A harmonização ficou excelente, pois a acidez do vinho agüentou a gordura do molho branco e das lulas! Outro vinho que deve combinar muito bem com esse prato é um Riesling da Alsácia, ou um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia...

Com certeza vou repetir esse prato, substituindo as lulas por camarões e testar esses vinhos... Que trabalho difícil! Olha só o que eu não faço pelos meus leitores!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário