sábado, 30 de outubro de 2010

Vinho da casa!

Na noite de ontem fui conhecer o já famoso "Bottagallo" e sua cozinha vencedora do "Comer & Beber 2010", da Revista Veja. Depois de esperar quase duas horas por uma mesa, finalmente pudemos nos deliciar com o cardápio.
Comidinhas em porções "botta" (tamanho petisco - para degustare come uno principe)  ou em porções "távola" (para mangiare come uno re) nos deixam em dúvida do que escolher.

Comecei com um risotto de funghi. Delicioso! Arroz ao ponto e com uma cremosidade incrível. Depois optei pelo famoso gnocchi dourado - onde a massa é grelhadinha, coberto com uma ricota temperada, tomates picadinhos e rúcula. Incrivelmente saboroso. Vale a pena provar!

Agora, vamos falar dos vinhos.

A carta tem apenas vinhos italianos. Dos mais simples, como um Soave, até os Amarones e Brunellos e Vin santos da vida! Ou seja, cabe em todos os bolsos e gostos. Minha amiga, já frequentadora da casa, me sugeriu que experimentasse o "vinho da casa". Confesso que fui preconceituosa e pensei "vinho doce, enjoativo, uvas americanas, NÃOOOOOO!!" E então ela me explicou que o vinho da casa também era italiano, vitis vinífera!!! Decidi aceitar a sugestão e ver no que dava!

Quando o garçom voltou à mesa com a garrafa, não acreditei. O vinho da casa é um Rosso di Montepulciano, fornecido com exclusividade pela vinícola Tenuta di Gracciano. Exclusivo por quê? Porque leva o rótulo da casa "Bottagallo". Mais uma sacada gênial dos proprietários!

E o vinho é muito bacana. No aspecto visual temos um vinho de vermelho bem vivo. Como aroma tínhamos frutas vermelhas bem frescas, com morango bem presente. Na boca, corpo médio, fácil de ser bebido, com a mesma presença intensa do morango. É claro que harmonizado com o risotto, o vinho não aguentou porém, com o gnocchi, ficou muito bom!

Boa pedida para o feriado prolongado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário