segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Abraxas 2002 - o derradeiro!

Sumi, né? É que estou na loucura de final de bimestre, então eu fico sobrecarregada com as centenas de avaliações para corrigir... Mas confesso que não esqueci do blog, nem por um minuto!

Mesmo com a pilha de papel que se acumulava em meu escritório, encontrei tempo para degustar bons vinhos, na companhia de familiares e amigos, e fazer os meus registros.

Um desses foi o famoso uruguaio Abraxas 2002, da Dominio Cassis... Sim, é isso mesmo o que você leu, a safra era 2002. Consegui comprar minha garrafa por um acaso do destino, já que não é mais possível encontrar... Confesso que quando a peguei em minhas mãos, eu nem acreditei! Atualmente a safra vendida é a 2007!



Este vinho, elaborado 100% com a uva Tannat, passou 18 meses em barrica francesa nova. 

Quando abri a garrafa, me surpreendi (como eu esperava por isso!!!): Com 10 anos em garrafa, esse vinho apresentou uma coloração violácea de tingir a taça. Aromas de café, frutas negras maduras e couro se desprendiam. Duas horas depois de aberto ele ainda era altamente perfumado. Na boca apresentou taninos macios, elegantes e muito boa acidez. Apenas 600 garrafas foram produzidas nesta excelente safra. 

A harmonização foi com um risotto de limão siciliano (que passou do ponto), carré de cordeiro (preparado por Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos), umas batatinhas assadas e uma saladinha...


O derradeiro Abraxas foi sucesso... Preciso comprar a safra 2007!

2 comentários: