terça-feira, 19 de junho de 2012

Vinho de sobremesa para refletir...

Sei que o blog está devagar nesses últimos dias, mas final de semestre é extremamente corrido para mim, sobrando pouco tempo para elaborar os posts. Por isso, peço desculpas e um pouquinho de paciência. Logo estarei de férias e terei mais tempo para escrever.

O frio chegou aqui em São Paulo (ainda bem!) e eu, que não ligo para sobremesas, começo a ter mais vontade de comer um docinho nesse período mais gelado... E nada melhor do que um bom vinho de sobremesa para harmonizar!

Esses dias comi um cheesecake com calda de morango que estava leve e delicioso...


Para a harmonização fomos com um vinho da linda região da Sicília, o Passito de Noto, 2008, da vinícola Planeta.


Elaborado 100% com a casta Moscato Bianco, esse vinho apresentou uma coloração amarelo ouro brilhante (já perceptível na garrafa, né?). No nariz mostrou bastante complexidade: notas de manga, damasco, amêndoa, baunilha, casca de laranja (eu acho), flores e gengibre. Na boca mostrou doçura sem ser enjoativo, justamente por conta da boa acidez. Eu adorei! Aliás, esse vinho me fez refletir...

Percebi que quase nunca bebo vinhos de sobremesa... O pior dessa história toda é que sou fã dessas garrafinhas e tenho alguns bons rótulos em minha adega, mas quase nunca os abro... Preciso mudar essa situação com urgência... 

3 comentários:

  1. Evelyn, Tereza e eu somos fãs dos vinhos de sobremesa. Os Tokaj, os Passito, os Vin Santo, os Sauterne, os Moscatel, os Late Harvest do Novo Mundo ... gostamos muito de todos eles !
    Se você precisar de ajuda para enfrentar valentemente essas garrafinhas da sua adega, pode contar com os amigos !!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar! Eu sempre acreditei que os amigos existem para nos ajudar, não é mesmo?
      Beijo

      Excluir