terça-feira, 26 de junho de 2012

O Top 5 do Encontro de Vinhos em Campinas

O Encontro de Vinhos, que aconteceu no último sábado, em Campinas, foi sucesso! O evento organizado pelos amigos e blogueiros Beto Duarte e Daniel Perches, mais uma vez superou as expectativas e surpreendeu não só pela organização, mas também pela alta qualidade dos vinhos apresentados. 

Muitas descobertas aconteceram ali, mas vamos por partes. Mais uma vez participei do corpo de jurados que, às cegas, elegeu os cinco melhores vinhos do evento, o TOP 5. Posso garantir que tinham vinhos de excelente qualidade, que surpreenderam tanto no nariz quanto na boca.

A minha primeira grata surpresa nesse evento foi ver que 3 dos meus vinhos preferidos entraram no ranking dos cinco melhores. Mas o melhor disso tudo foi ver que entre tanta coisa boa, um vinho brasileiro levou o  primeiro lugar: O Gran Raízes 2009, da Casa Valduga.


Fico feliz pois acredito demais na qualidade dos nossos vinhos. Como também defendo a ideia de que o vinho precisa se popularizar nesse nosso país, acho que essa vitória não foi só da Casa Valduga, mas de todos aqueles que acreditam que é possível fazer um vinho de qualidade no Brasil, capaz de rivalizar com vinhos de outras regiões. Precisamos urgentemente acabar com essa mentalidade de colonizados, que acreditam que só o importado tem valor.

A lista dos cinco vinhos mais bem votados por jornalistas, blogueiros e sommeliers, foi a seguinte:

1º lugar: Casa Valduga Gran Raízes 2009 (Brasil, Casa Valduga)
2º lugar: Lima Mayer 2007 (Portugal, importado pela MS Import)
3º lugar: Undurraga TH Carignan 2009 (Chile, importado pela Abflug)
4º lugar: Invasor Gran Reserva 2009 (Argentina, importado pela La Cristianini).
5º lugar: Vega Sauco Tó 2004 (Espanha, importado pela Ravin)

Dessa lista, além do Gran Raízes, quero destacar o incrível TH Carignan 2009, da Undurraga, que levou minha maior pontuação: Vinho altamente perfumado e de boa intensidade, com aromas de frutas, principalmente cerejas e amoras, notas de flores, baunilha e um pouquinho de madeira. Na boca mostrou boa estrutura, taninos finos e redondos, além da acidez típica da Carignan. Um vinho equilibrado, de final persistente e delicioso. Virei fã!

Para saber das minhas outras boas descobertas no evento, aguarde o post de amanhã... Tem Chez France, conhece?

4 comentários:

  1. Evelyn,

    Particularmente também preferi o TH Carignan ou mesmo o Invasor como vinhos melhores e mais completos ao Raízes, mas a sabedoria das degustações as cegas não pode ser desprezada.

    Eu realmente espero que o vinho possar vir a ser popularizado no Brasil, se tornar alimento e facilitar para que possamos cada vez mais degustar novos rótulos e surpresas nacionais e internacionais.

    Foi muito bacana encontrá-los lá.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor;
      Acho que nossos blogs tem feito bonito esse papel de divulgação e popularização do vinho... Precisamos seguir caminhando e mostrando a todos que beber vinho é tão gostoso e fácil quanto qualquer outra bebida.

      O TH Carignan foi incrível, mesmo! Eu adorei!!

      Também adorei te encontrar lá!
      Grande beijo

      Excluir
  2. Evelyn,

    É muito bom ver tantas pessoas dispostas a fortalecer a presença do vinho no Brasil. Estamos ansiosos para receber o seu retorno sobre os rótulos que promovemos no Encontro. No que depender de nós, vocês sempre terão novidades para apreciar!

    Parabéns pelo Blog!! Esperamos encontrá-la nos próximos eventos em SP, ou até mesmo fora do estado, quem sabe?!

    Abraços.

    Thiago Ribeiro
    Chez France
    facebook.com/chezfrancebr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Thiago! Pois é, o trabalho de fortalecimento do vinho no Brasil precisa ser intenso e verdadeiro!

      Foi uma grata surpresa conhece-los! O meu próximo post será sobre vocês, mas devido a problemas técnicos só conseguirei publica-lo na segunda-feira.

      Com certeza nos encontraremos em outros eventos!

      Um abraço

      Excluir