segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Hadoque e Grüner Veltliner dá samba!


Hadoque defumado, raspinhas de limão siciliano e alcaparras... Voilà!! Uma entrada leve e saborosíssima.

Estava com muito medo da harmonização, pois apesar do hadoque ser um prato fácil de combinar com vinho, o fato dele ser defumado torna a tarefa mais complicada e isso me deixou preocupada... Mas, o melhor a se fazer nesses momentos é relaxar e arriscar!

A garrafa eleita para sair da adega foi o vinho austríaco (sim, o primeiro vinho austríaco do blog!!) Berg Vogelsang, do produtor Weingut Bründlmayer, da região de Kamptal (Baixa Áustria). Como eu queria pronunciar esses nomes direitinho!!!


Elaborado com a uva típica austríaca, a Grüner Veltliner, esse vinho mostrou um amarelo palha com reflexos esverdeados bem bonitos. Na taça, aromas minerais e cítricos se destacavam. Notas como louro, casca de limão e pedra de isqueiro eram facilmente identificadas. Na boca mostrou bastante mineralidade, com um traço seco bem marcante, um toque de noz moscada e uma acidez incrível...

A harmonização não foi 100%, pois a alcaparra atrapalhou um pouquinho, assim como o toque defumado do peixe, mas o vinho é sensacional e vale o investimento. Ideal para os dias quentes!

6 comentários:

  1. Oi Evelyn
    Fiquei com água na boca! Adoro hadoque mas em geral o encontro aqui defumado, e na minha opinião, tudo o que é defumado acaba ficando com o mesmo gosto. Mas adorei a ousadia da harmonização.Não conheço os vinhos austríacos e esta foi uma boa dica.
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Grade dica, essa dos brancos austríacos, Evelyn ! Tenho que provar um dia desses !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Tereza;
    Vale a pena provar esse rótulo austríaco trazido pela Mistral... Vale quanto custa!!
    Obrigada pela visita!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nivaldo, prove e depois publique suas impressões! Acho que você vai gostar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Acertou a mão no Gruner. Uva fantástica, vinho maravilhoso, produções pequenas muito bem cuidadas. Quando envelhecem, com saúde, ganha matizes amendoadas, assim como os melhores Riesling. Sou fã de carteirinha das uva. Tenho dó daqueles que não bebem vinho branco

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  6. Peter, eu também sinto pena das pessoas que enchem a boca para dizer que não bebem vinho branco... Elas não sabem o que estão perdendo!!
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir