terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais uma tentativa de harmonização com sashimis e sushis!

Vocês sabem que adoro um peixinho cru, né? E estou sempre buscando harmonizações com esse tipo de prato, que é classificado como de difícil harmonização.

A combinação clássica é com espumante, mas penso que fugir do tradicional é de extrema importância, se quisermos adquirir novos conhecimentos e novas descobertas, não é mesmo?

A mais recente tentativa de harmonização se realizou no restaurante Hikouki Sushi, localizado na Zona Norte de São Paulo. E posso afirmar que eu adorei! Às vezes nem imaginamos que existem lugares muito bons a serem descobertos, que não pertencem ao roteiro badalado da cidade, né?

E foi o que aconteceu com este restaurante. A comida estava deliciosa, o atendimento foi excelente e, para completar, eles não cobraram a rolha! Sim!! Quando telefonei para reservar a mesa, comuniquei que gostaria de levar um vinho e perguntei sobre a temida "taxa de rolha" e eles disseram que não estavam cobrando, na tentativa de divulgar ainda mais o restaurante. Muito bom!

Quando cheguei lá, como não poderia deixar de ser, mesmo levando a minha garrafa, pedi para dar uma conferida na carta de vinhos. Era uma carta simples, mas com vinhos adequados ao tipo de comida que eles preparam. Apenas dois rótulos de vinhos tintos, os demais eram espumantes e vinhos brancos!




O vinho que levei para harmonizar com essas coisinhas gostosas foi o sul africano Glen Carlou, Sauvignon Blanc, safra 2009.
Eu não achei a foto da minha garrafa em meu arquivo!
Essa é do site da Grand Cru

Com uma coloração amarelo bem clarinho, acompanhado de reflexos esverdeados lindíssimo, apresentou aromas bem fresquinhos de frutas cítricas e aspargos. Na boca apresentou notas de maçã verde e pêssego, com boa acidez para aguentar a gordura do peixe. De todas as minhas tentativas, acho que essa foi onde obtive um melhor resultado. Se você não leu as outras tentativas, leia aqui e aqui.

Agora está faltando a harmonização com o Torrontés. Em breve!

6 comentários:

  1. Oi Oi!
    Eu acho uma combinação interessante o vinho verde... Vale para uma outra tentativa!

    ResponderExcluir
  2. Taka;
    Adorei a ideia!
    Vou experimentar! Depois publico minha opinião!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito de Sushi e sashimi com sauvignon blanc, acho que fica perfeito. Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Rômulo;
    Sauvignon Blanc é sempre muito bom! Ainda mais em um lugar onde o sol brilha 365 dias no ano, não é mesmo? rrsrsrsrsrrs
    Obrigada pelas palavras!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Evelyn, este Sauvignon é muito bom. Seco e com toques minerais difíceis de encontrar fora do Loire, mais precisamente Sancerre. Mas ainda penso que a grande combinação fica por conta dos roses, veja o link http://wp.me/pPKW2-Bf

    Outra interessante são os Pinot Gris alsacianos.

    Um super abraço Peter (alemdovinho)Sou fã deste blog

    ResponderExcluir
  6. Peter;
    Confesso que no dia que fui ao restaurante estava em dúvida se levava esse vinho ou um rosé que comprei na Cave Jado!

    Sua sugestão vai para minha listinha!! Vou testá-la em breve...
    É uma honra ter vc como fã deste blog! Quando na verdade eu sou sua admiradora!

    Beijos
    Evelyn

    ResponderExcluir