quinta-feira, 21 de julho de 2011

Gewürztraminer e sushi? Será que combina?


Sim!! No último final de semana tentei a harmonização entre sushi e o vinho branco elaborado com a uva Gewürztraminer, da Nova Zelândia, e deu super certo!

Sabemos que a harmonização considerada "ideal" é aquela com espumante, mas este blog se propõe a descobrir novas combinações e foi isso que tenho tentado fazer com a comida japonesa. Já tentei harmonizar sushi com um Riesling da mesma região e do mesmo produtor, mas não deu certo (não leu, clique aqui).

Dessa vez decidi tentar com a nossa amiga íntima "Gewürz"... e deu tudo certo. O rótulo escolhido foi o Yealands Way 2009, da região de Malborough.

Esqueci de fotografar a minha garrafa. Esta é do site do Pão de Açúcar
Com coloração amarelo palha bem clarinho e com reflexos esverdeados, esse vinho apresentou aromas deliciosos de flores e frutas cítricas como abacaxi. Na boca, mostrou médio corpo, frescor e leve doçura. A acidez do vinho foi suficiente para limpar a boca da gordura do salmão cru e proporcionar um gostinho de quero mais! Além disso, as notas florais e de frutas citricas combinaram com o peixe... Mais uma harmonização nota dez!

Em breve, tentarei com Sauvignon Blanc e Torrontés.

4 comentários:

  1. Essa dica é boa, Evelyn, vou tentar. Tempos atrás, eu tentei harmonizar sushis e sashimis com um Chablis - foi um boa rima, mas não uma boa harmonização ...
    Comentei o assunto neste post :
    http://vinhotododia.blogspot.com/2010/07/dificil-harmonizacao-com-comida.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A rima é boa mesmo, pena que não deu certo...
    Fiquei com água na boca quando você disse, no seu post, sobre ceviche de vieiras! Ai, ai, ai... quero experimentar isso agora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Evelyn, cuidado pois a Gewurztraminer apresenta acidez e odores diferentes em cada região. Um bom alsaciano pode não apresentar a mesma harmonia que vc encontrou no vinho da Oceania. Sem querer azedar, experimenta um alvarinho (mas nada se iguala ao espumante, nesse caso... só saquê). Abços, Gustavo Genú

    ResponderExcluir
  4. Olá Gustavo;
    Concordo plenamente com vc... Inclusive, vc já deve ter lido em outros posts, que o que eu gosto mesmo de fazer é sair testando harmonizações... E vou te contar algo: Com saquê é imbatível mesmo!! rsrsrsr

    Obrigada pela visita
    Beijos

    ResponderExcluir