quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Cantucci feito em casa e o Vin Santo!

Chegou o momento mais esperado do dia... Experimentar o Cantucci elaborado pela Joyce. Sim! É possível fazer cantucci em casa e posso garantir que fica excepcional. Observei direitinho a preparação e, inclusive, ajudei a fatia-los. Em breve prepararei em casa para ver se obtenho o mesmo sucesso!!

Para quem não conhece, o cantucci é um pequeno biscoito doce, seco e duro, enriquecido com amêndoas, originário da região da Toscana, na Itália, que acompanha o café ou o vinho de sobremesa. Reza a lenda que a harmonização perfeita com esses biscoitinhos é com o clássico Vin Santo. Lenda não, pois já fiz o teste e foi perfeito, mesmo! (não leu, clique aqui)

O Vin Santo é um daqueles vinhos feitos para meditar... Feito de maneira quase artesanal, esse vinho originário também da Toscana tem em sua composição as uvas Malvasia e Trebbiano, principalmente. Para muitos, ele se chama Vin Santo porque a Igreja Católica durante muitos anos o consagrou, na missa, como símbolo do sangue de Cristo. Outros sustentam que recebeu esse nome em concílio ecumênico convocado pelo Papa Eugênio IV, em Firenze, capital da Toscana. Assim, haveria uma data oficial para o nascimento do Vin Santo: 1439.

Enfim, o que importa é que as uvas são colhidas no auge da maturação (maior concentração de açúcar) e depois são passificadas. O mosto é colocado em barrica de carvalho e maturado por até 6 anos.

Nós bebemos dois rótulos distintos, mas ambos passaram 4 anos descansando nas barricas!!

Começamos com o Vin Santo Poderi del Paradiso 2004.


Esse vinho apresentou um amarelo ouro bem lindo, né? Observe bem a imagem... No nariz, notas de amêndoas e damasco. Na boca, notas de frutinhas bem maduras. Bom corpo e excelente acidez!

Depois fomos para o Vin Santo Badia a Coltibuono, 2003. 


Na taça apresentou uma coloração âmbar bem intensa. Aromas de mel e damascos eram facilmente identificados. Na boca apresentou bom corpo e uma série de sabores como notas de frutas doces e maduras, de mel e de caramelo.

E, para finalizar o almoço (que a essa hora já era jantar!), um vinho de colheita tardia. O escolhido foi o chileno Late Harvest de Sauvignon Blanc 2007, da Morandé.


Com essa coloração lindíssima, surpreendeu nos aromas de frutas e flores secas, mas me decepcionou (um pouco) na boca. Achei um pouco doce demais, com pouca acidez, o que compromete (ao meu ver) harmonizações com doces muito pesados. Mas vale muito se harmonizado apenas com boas companhias e boas conversas!

E esse foi mais um encontro da Confraria Tarja Preta!

6 comentários:

  1. Olá, Evelyn!
    Legal o teu blog. Dei uma "geral". Muito interessantes os posts, ilustrados com ótimas fotos.
    Sobre a viagem a Buenos Aires... Show!
    Lembrei das minhas passadas por lá.
    E esse do Vin Santo? Maravilha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alexandre;
    Seja bem-vindo por aqui! Obrigada pelas palavras! Ainda mais vindo de alguém como vc, que tem um blog tão bacana!!
    Ah, Buenos Aires... Tão inesquecível, né?

    Um grande beijo e apareça mais vezes!
    Evelyn

    ResponderExcluir
  3. Evelyn minha amiga.

    Este post está fantástico. Muita informação concentrada o ideal para um blog. Sobre o Vin Santo conhecia algo mas não a história da Igreja. A harmonização devia estar perfeita. Os biscoitos passe a receita amiga. E os Late Harvest tenho a mesma opinião. Os grandes vinhos, tidos como de sobremesa, expressão que não gosto nem de usar, devem começar doce e terminar ácido, este é o grande segredo destes vinhos.
    Parabéns pelo blog, fazia tempo que não aparecia por aqui.

    Um abraço Peter (alemdovinho)

    ResponderExcluir
  4. Que bom te ver por aqui!
    Peter, pode deixar! Vou montar um post sobre a receita do Cantucci! E, mais uma vez, obrigada pelos elogios!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Evelyn,
    Adorei o seu blog, parabéns.
    O Vin Santo harmoniza perfeitamente bem com o nosso tradicionalíssimo panetone!!!
    Depois tente e conte como foi.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário, Cris.
      Vou fazer a harmonização e volto aqui pra te contar!
      Beijo

      Excluir