quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vin Santo

No último sábado decidimos abrir um Vin Santo!
Para quem não conhece, o Vin Santo é um daqueles vinhos feitos para meditar... Feito de maneira quase artesanal, esse vinho originário da Toscana tem em sua composição as uvas Malvasia e Trebbiano, principalmente. Este, da Badia a Coltibuono tem 50% de cada uma delas.

Para muitos, ele se chama Vin Santo porque a Igreja Católica durante muitos anos o consagrou, na missa, como símbolo do sangue de Cristo. Outros sustentam que recebeu esse nome em concílio ecumênico convocado pelo Papa Eugênio IV, em Firenze, capital da Toscana. Assim, haveria uma data oficial para o nascimento do Vin Santo: 1439.

Enfim, o que importa é que as uvas são colhidas no auge da maturação (maior concentração de açúcar) e depois são passificadas. O mosto é colocado em barrica de carvalho e maturado por até 6 anos. Este que bebemos ficou só 4 anos descansando!!

Vamos a ele: Na taça apresentou uma coloração âmbar bem intensa. Aromas de mel e damascos eram facilmente identificados. Na boca apresentou bom corpo e uma série de sabores como notas de frutas doces e maduras, de mel e de caramelo. Aproveitamos esse momento e degustamos esse vinho com os famosos biscoitos Cantuccini, tradição da Toscana! Perfeito!!

2 comentários: