terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os tintos, a massa e o carneiro

Olá leitores, eu SEI que estou sumida, mas vocês não podem calcular a loucura que tem sido essas duas últimas semanas. Foi um mix de muitas provas para elaborar e corrigir (eu sou professora, caso alguém ainda não saiba!). Além disso fui para Campinas fazer a cobertura da MIV (Mostra Internacional de Vinhos); e fora a NET, que às vezes opta por não trabalhar... Mas vamos lá, antes tarde do que mais tarde, não é mesmo!

Após os espumantes, os queijos, os petiscos e os vinhos brancos, chegou a vez do prato principal e seus acompanhamentos.

A Joyce optou por nos surpreender com as massas frescas (elaboradas por ela mesma). O primeiro foi um ravioli recheado com abóbora e catupiry com molho bechamel e um queijinho parmesão por cima...


O segundo foi um capeletti recheado de ricota e nozes com molho pesto e hortelã!


Esse segundo prato ficou realmente especial. O hortelã acrescenta não só um aroma incrível, mas também um frescor, uma modernidade ao tradicional manjericão. Foi o meu preferido!

O terceiro foi o bom e velho spaghetti ao sugo.


Para acompanhar essas massas, tinha ainda um carneiro que marinou por umas 10 horas no Pinot Noir. Ele ficou sensacional: macio, saboroso e suculento. Foi a primeira vez que provei carneiro (isso porque eu tenho muita dó daqueles bichinhos peludinhos, fofinhos!), e a experiência foi sensacional!

Alguns vinhos foram selecionados para nos acompanhar nessa parte da refeição. O primeiro foi o delicioso grego Tsantali Naousa...


Esse vinho, elaborado 100% com a uva autóctone Xynomavro, apresentou uma coloração rubi bem bonita, com reflexos violáceos. No nariz, notas de ameixa em calda e cereja foram marcantes, na boca excelente acidez, notas de cereja e um tostado bem levinho. Eu adorei! Na verdade eu tenho percebido que os vinhos gregos me conquistaram... Gosto dessa coisa diferente, de fugir das uvas tradicionalmente conhecidas.

Em seguida fomos para a Itália, com o Valpolicella Ripasso Superiore Soraighe... 


Elaborado a partir das clássicas cepas Rondinella, Corvina e Molinara esse vinho apresentou um vermelho rubi bastante intenso, bem profundo. No nariz mostrou bastante fruta. Na boca deu para notar baunilha e amêndoa tostada, que combinaram perfeitamente com a carne de carneiro. Harmonização nota dez!

Em seguida partimos para a Espanha, com o Clos de Torribas 2006, que apresentou um vermelho rubi bonito, com notas aromáticas de coco. Na boca, muita fruta e muita madeira. Vinho simples, mas bacana...


Optamos voltar para a Itália, mais precisamente para a região da Toscana. Para isso, abrimos o clássico Chianti Riserva 2004, da Cantine Bonacchi.

 

Esse tinto, produzido com as cepas Sangiovese e Canaiolo apresentou aroma marcante de frutas vermelhas. Na boca mostrou boa acidez, as mesmas notas de frutas vermelhas e um tanino bem macio. Muito bom!   

Para finalizar abrimos o Poderuccio 2008, também da região da Toscana.

Esse vinho foi elaborado com as castas Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon. Notas aromáticas de chocolate, tabaco e frutas como ameixa. Na boca, muita elegância e bem integrado. Ficou MUITO bom com o carneiro.

Em resumo, passamos pelo prato principal em grande estilo, não é mesmo? Mas ainda tinha o Vin Santo e o Cantucci para finalizar o dia!

5 comentários:

  1. Linda Evelyn linda! Também sou fã das uvas autóctones, pois fogem dos padrçoes que conhecemos não é? Harmonizar é estar em harmonia, e já começa bem, quando as pessoas são do bem.Joyce, maravilha de menina, e ainda por cima perpetrando delícias... Cordeiros nem sempre são peludinhos , pois normalmente as raças para carne, são deslanados viu? eheheh.
    Faltou um Late Harvest ou fortificado para a sobremesa com Cantucci?
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  2. Querido Álvaro;
    Que delícia receber sua visita! Pois é, vc diz tudo quando afirma que "harmonizar é estar em harmonia com pessoas do bem"! A Joyce é incrível, mesmo!
    Quantos aos bichinhos, mesmo sem serem peludinhos, continuo com peninha deles... rsrsrsrsr
    Teve Late Harvest com Cantucci! Daqui a pouquinho tem o post!
    Beijos pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Evelyn e Álvaro pessoas do bem,
    Vocês são gentis demais! Não é pra tanto... rs O incrível mesmo, parafraseando a colocação sobre harmonização, além de saborear a combinação dos preparos e os interessantes vinhos, provamos da arte de conviver, mais que isso, de descobrir um pouquinho mais das pessoas como elas são... Despidos dos rótulos da vida profissional ou virtual.
    Harmonização x pessoas do bem = Perfeição!!!
    Incríveis são vocês, que destinam um dos bens mais preciosos, o senhor TEMPO, para compartilhar informações desse nosso adorável mundo dos vinhos...
    Pessoas harmoniosas, Evelyn e Álvaro, obrigada pelo carinho! Bjs
    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Olá querida;
    Diante de tanto elogio, só posso retribuir de uma maneira: Vamos marcar outro encontro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. De olhos fechados....rsrs Bjs

    ResponderExcluir