terça-feira, 19 de julho de 2011

"Queijos e vinhos" da Confraria Tarja Preta - parte final

Como é bom poder participar de encontros onde a única coisa que realmente importa é se divertir, não é mesmo? E foi nesse ritmo que decidimos partir para a harmonização dos queijos com vinho tinto. 

O escolhido foi o espanhol  L'ame Malbec 2008 . Na verdade esse vinho não foi escolhido para harmonizar, mas sim para saciar a curiosidade de experimentar um Malbec espanhol, coisa que eu nunca tinha visto antes!


Quanta decepção!! Era tanta madeira, que parecia que estava lambendo a barrica. Vinho extremamente adstringente, desequilibrado que não serviu para combinar com nadinha do que tinha na mesa. Aliás, acho que ele não vai harmonizar com nada, nunca. Tinha até uma coloração bem bonita: vermelho rubi com reflexos arroxeados e só! Ah, tinha também um rótulo bem alegrinho... Eu gosto!

Então, decidimos esquecer a decepção do malbec espanhol e partimos para a finalização da nossa degustação com um vinho do porto. O eleito foi o clássico Porto Ferreira Tawny.


Com coloração vermelha de nuances alaranjadas, esse vinho apresentou aromas de figos e amêndoas. Na boca, bom equilibrio entre a doçura e o álcool, com gostinho de mel e figos secos. Na harmonização com os queijos este ficou perfeito com o queijo gorgonzola e ficou diferente com o gruyère. Vale a pena experimentar!!

E assim terminou mais um encontro da Confraria Tarja Preta, que volta no início do mês de agosto com outra harmonização clássica de inverno: Vinhos e Fondue! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário