segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um reencontro que levou 15 anos! (parte 2)

Quantas histórias relembradas, quantas experiências vividas... Foram tantas as histórias e as memórias, que depois de tanta conversa, precisávamos nos alimentar para recobrar as forças.

Como entrada preparei aquela saladinha de tomates cerejas, com morango, alecrim, manjericão, aceto balsâmico e caldinha de açúcar mascavo! Esse prato é leve como a vida deve ser... Eu, particularmente sou muito fã dessa misturinha.



Partimos para o 1º prato: Risotto de gruyére com pistache.


Para a harmonização, escolhemos um vinho branco, elaborado 100% com a casta Loureiro (uva autóctone portuguesa) - Quinta do Ameal Loureiro, safra 2007. 


Na taça, amarelo palha com reflexos esverdeados. No nariz, muita fruta, como maracujá e  pêssego, e também aspargos. Esse vinho, da região do Minho, apresentou muito frescor, um leve adocicado que combinou muito bem com a leveza do Gruyére... Um final de boca bastante gostoso... Vale lembrar que esse vinho era da safra de 2007, mas estava muito bom... Acho que ele só resistiu ao tempo, pois estagiou por seis meses na barrica nova de carvalho... Comprei pela indicação do sommelier Fabiano, da Grand Cru e super aprovei!

O 2º prato foi medalhão de Filet Mignon, com legumes refogadinhos no azeite...


O eleito para a harmonização foi o brasileiro RAR 2005, elaborados a partir das castas Cabernet Sauvignon e Merlot... Preciso confessar que sou fã número um desse vinho nacional... Além da linda coloração vermelha, com reflexos púrpuros, acho que ele surpreende na boca. Notas de compota de frutas vermelhas e madeira que combinam muito bem entre si, pois apresentam-se de modo equilibrado. Os taninos são marcantes, mas redondos... A persistência na boca é incrível... com a carne então, harmonizou direitinho...


Mas, a melhor harmonização da noite, aquela que nos fez suspirar e ter certeza de que precisamos repetir o feito, foi na hora da sobremesa... Mas isso, leitor, fica para amanhã, Ok?

"Pode ser que um dia nos afastemos... Mas, se formos amigos de verdade, a amizade nos reaproximará." (Albert Einstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário