sábado, 9 de abril de 2011

Páscoa e vinho! Hoje: Chocolate


Falar de chocolate é sempre bom, independente da época do ano! Mas, supermercados e lojas decoradas são índícios de que essa é uma das épocas mais prestigiadas desse produto...

Nossa sugestão aqui no "Taças e Rolhas" é você juntar esse espetáculo de sobremesa com uma boa garrafa de vinho e aproveitar a Páscoa!

Corre um discurso por aí de que chocolate não harmoniza bem com vinho. Eu discordo muito! É claro que se pensarmos na quantidade de açúcar e gordura que existem no chocolate e no quanto nossas papilas gustativas ficam comprometidas depois de provarmos um único pedacinho (já reparam como nossa saliva engrossa?) perceberemos que não se trata de uma harmonização fácil, mas tudo nessa vida requer riscos e a harmonização perfeita também... Tentativa e erro é a melhor maneira de alcançarmos o vinho perfeito! 

Um vinho do Porto, por exemplo, acompanha bem um chocolate. E não precisamos pensar em vinhos muito caros: O Porto Messias Ruby e o Porto Dom José cumprem muito bem o papel e tem um preço bem acessível. Outro vinho da qual sou fã é o argentino Malamado, da Família Zuccardi (já falamos dele aqui)... equilíbrio perfeito!

Mas se você quer uma harmonização perfeita com chocolate, temos o Whisky... Um copo de Chivas Regal ou de Johnnie Walker Green Label é garantia de combinação ideal! (sem gelo, por favor!)

2 comentários:

  1. Belo post, Evelyn eu concordo plenamente com você - o vinho do Porto vai super bem com chocolate. Gosto do Sandemans Reserva, só um pouquinho mais caro do que o Dom José, da Real Companhia Velha.

    Há um vinho, porém, que é o mais recomendado quando se trata de chocolates : o Banyuls,um vinho fortificado produzido com uvas grenache,no sudoeste da França, próximo da fronteira com a Cataluña. É difícil de encontrar no mercado brasileiro - mas se tiver chance, experimente ! Vai fazer uma combinação inesquecível com o chocolate, garanto !

    Beijos, e parabéns - de novo ! - pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. O Sandermans é bem bacana também... Faz tempo que não o bebo!!!
    Você acredita que nunca tomei um Banyuls... Ele é um daqueles que está na listinha para trazer da Europa, no próximo ano, quem sabe!!!!
    Um beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir