terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Don Laurindo Tannat 10 anos

Amo as férias!! Acho que eu já falei isso antes, né? Mas é tão bom poder beber uma garrafa de vinho e me dedicar ao jantar sem ter que me preocupar em acordar cedo no dia seguinte e ter de sair para trabalhar...

E foi com esse pensamento (que agora faz parecer um sonho, pois já estou de volta ao trabalho) que escolhemos a garrafa Don Laurindo Tannat 10 anos para beber, na semana passada.

Compramos esta garrafa em Gramado, já que aqui em São Paulo eu não consegui encontrar em nenhum lugar... Mas antes de falar do vinho, vamos a um pouquinho de história:

"Em 1991 a Don Laurindo iniciou o plantio da variedade Tannat, tendo sua primeira safra comercializada em 1995. O lançamento deste varietal foi um marco na história vitivinícola do Brasil e da Don Laurindo e, para homenagear os 10 anos da variedade Tannat no Brasil, a Don Laurindo, criou esse exemplar elaborado a partir de uma cuidadosa seleção de uvas da variedade Tannat, cultivadas em parreirais próprios." (fonte: site Don Laurindo)

Quando abrimos a garrafa eu me surpreendi... De um vermelho bastante intenso, com reflexos arroxeados, esse vinho apresentou aromas de couro molhado, compota de frutas vermelhas, um pouco de tostado e madeira. Na boca muita compota de frutas vermelhas (faltou só a sensação de mastigar as frutinhas... ), notas de chocolate e um pouquinho de café! Espetacular... Um dos melhores vinhos nacionais que eu já provei! E que supera alguns Tannat uruguaios.

Esse vinho foi harmonizado com risoto de Brócolis e medalhão de filet mignon... Os goles de vinho após a carne foram os mais especiais!

2 comentários:

  1. Prove então o Tannat da Dal Pizzol,também da serra gaúcha...muito bom,e o Pinot 2011 sensacional !!!

    ResponderExcluir
  2. O Tannat Dal Pizzol está em minha adega, esperando o momento de ser aberto rsrsrsr... Espero que seja em breve!!
    Beijo
    Evelyn

    ResponderExcluir