segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chacra 32

Há um tempinho publiquei minhas impressões sobre um Pinot Noir da Patagônia, o Barda, da qual havia considerado o melhor Pinot que já havia tomado... (leia aqui). Pois é, nada como o tempo e a oportunidade de beber rótulos diferentes... E foi neste final de semana que percebi que teria de me retratar e dizer que o melhor Pinot Noir que já provei é o Chacra 32. Vale destacar que esse rótulo é da mesma bodega que o citado anteriormente, mas com muito mais qualidade... se é que isso é possível!

Antes de falar do vinho, vamos a um pouco de história:  "Incisa della Rochetta" é um sobrenome de grande respeito, já que essa família é a criadora do ícone italiano "Sassicaia". Pois bem, é de Piero Incisa della Rochetta; um afortunado, criativo e apaixonado jovem que em 2004 decide comprar alguns vinhedos abandonados com vinhas datadas de 1932, a idéia de investir na criação de um vinho de terroir com manejo biodinâmico no longínquo Vale do Rio Negro, na Patagônia.

Os vinhos são elaborados artesanalmente, sem nenhum processo mecânico ou químico em seu processo de produção, com as uvas sendo colocadas inteiras no barril de fermentação onde o próprio peso das uvas acaba fazendo esse trabalho. A fermentação é iniciada espontaneamente. Quando completada, o vinho é transferido sem as cascas para pequenos barris de carvalho através da gravidade. Após a fermentação malolática em barril, o vinho permanece intocável por um período de 12 meses, e segue para ser engarrafado sem filtração. O resultado disso tudo você lê abaixo:

Com coloração de vermelho aguado (típica da Pinot Noir) apresentou aromas de frutas vermelhas bem frescas, onde as cerejas se destacavam; apresentou também um pouco de aroma floral (rosas).
Na boca apresentou uma acidez e uma elegância incríveis. Notas de cereja, morango e um pouquinho de madeira bem integrada ao vinho, o deixaram perfeito!

Vale cada centavo investido (e olha que não foram poucos). Mas antes que me esqueça, esse vinho tem mais um diferencial. As garrafas são numeradas e esses números são colocados manualmente nos rótulos!!

Essa maravilha foi harmonizada com risoto de queijo Gruyère e pistache... Espetacular!!!


4 comentários:

  1. Evelyn. Bleo blog. Gostei muito deste Chcra. A Patagônia argentina produz excelentes Pinot Noir, Sauvignon Blanc e espumantes. Este Pinot é fora da média.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Tanto que comprei um Pinot Noir do Humberto Canale, mas ainda não provei. Você já tomou?? Muita ansiedade! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas está bem abaixo deste.O Canale é o primeiro produtor a se instalar em Rio Negro. Foi para lá como engenheiro italiano para construir as primeiras hidroelétricas que tem na região. Gostou e ficou.

    Outro vinho da Patagônia que gosto é o Picada 15, um corte, tanto do tinto como do branco, melhor ainda no preço.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  4. Também não conheço! Vou dar uma busca e encontrar a importadora.
    Abraço

    ResponderExcluir