segunda-feira, 5 de maio de 2014

Um jantar, 13 Brunellos e uma certeza...

Estive recentemente no restaurante Parigi, em São Paulo, para uma degustação de vinhos Brunello di Montalcino 2009. 


O evento, promovido pela Cooperativa La Spiga Montalcino - criada com o intuito de apoiar os agricultores locais - contou com a participação de 13 produtores em uma Master Class conduzida pelo especialista Jorge Lucki. 

Ao longo da noite, esses produtores apresentaram seus "filhos". Um mais delicioso e complexo que o outro. Vale lembrar que, para um vinho obter a DOCG Brunello di Montalcino, ele precisa se encaixar em uma série de regras bem específicas como, por exemplo, só poder ser colocado no mercado após o quinto ano de sua produção. Ou seja, os vinhos que degustamos foram produzidos em 2009 e só agora em 2014 estão chegando ao mercado. 

Os produtores reforçaram que, em uma escala de 1 a 5 estrelas, a qualidade da safra 2009 recebe 4 estrelas. Ou seja, não se trata de um vinho excepcional, mas de um vinho bem acima da média. E eu pude perceber isso degustando-os. Intensos, encorpados, complexos, jovens demais, é verdade, mas com um potencial de guarda bem legal! 

Dentre todos os degustados, o que mais apreciei foi Podere La Vigna 2009.


Coincidentemente o produtor deste rótulo, o italiano Adriano Rubegni, estava sentado em minha mesa durante o jantar. Seu importador, o Rodrigo Assunção da Premium Wines também estava conosco e pudemos, então, nos aprofundar e aprender ainda mais sobre sua vinícola e a região.  


A vinícola Podere La Vigna é propriedade da família Rubegni há muitas gerações, tem 4 hectares de vinhas e produz 30 mil garrafas/ano.


As vinhas localizadas nesta área são reconhecidas, historicamente, pela produção de excepcionais vinhos tintos. E pudemos confirmar isso na taça: frescor, exuberância, complexidade - toques de frutas frescas e secas, madeira equilibrada, longa persistência... A certeza de que um Brunello di Montalcino merece ser degustado com muita atenção e cuidado.

Como já disse, apesar deste ter sido meu favorito, foi possível degustar outros rótulos incríveis, que merecem ser apreciados com a devida atenção também. Os links das vinícolas estão todos aí abaixo. Vale o clique para apreciar a belíssima região de Montalcino. E, se tiver a oportunidade de degustar um Brunello, não o deixe de fazer!  

Azienda Agricola Bellaria
Azienda Agricola Capanna
Azienda Agricola Collelceto
Collemattoni
Tenuta Fanti
La Fornace
La Mannella
La Rasina
La Serena
Azienda Agricola Lazzeretti
Cantine Luciani 1888
Palazzo

2 comentários:

  1. Olá, Evelyn. Antes de mais nada, gostaria de parabeniza-la pelo blog - estou conhecendo-o agora.
    Sabe me dizer algum lugar (mesmo online) onde possa encontrar este Podere La Vigna?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleidson;
      A Premium é a importadora do "Podere La Vigna". O link para o site deles está na matéria.
      Obrigada pela visita.
      Beijo,
      Evelyn

      Excluir