sexta-feira, 2 de maio de 2014

Riesling Canadense #CBE

Fui a responsável por escolher, neste mês que passou, o tema para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Uma honra e tanto! E você, adivinha minha escolha?

"Depois de receber o convite eu pensei bastante no tema que escolheria, mas percebi que não posso fugir da minha essência. Quem me conhece sabe que sou aficionada por vinhos elaborados com a casta Riesling. Se eu encontro um rótulo diferente, lá estou eu comprando-o. Por isso, o tema da CBE deste mês é um vinho elaborado com a querida Riesling, de qualquer região e em qualquer faixa de preço!" Previsível, não! 

E, já que era a minha grande estreia na escolha do tema, quis estrear também um vinho de um país que eu nunca havia escrito: o Canadá!

Sim, o Canadá! Apesar de possuir uma área considerável que permanece boa parte do ano congelada, existe sim uma produção de vinhos por ali. A região mais importante é a Niagara Península. O lago Ontário é o responsável pela adaptação das videiras, já que ele ameniza o efeito das massas de ar vindas do Ártico. E, a casta que melhor se ajustou a esse clima foi a nossa queridinha!

O vinho escolhido para esse post foi o Cave Spring 2009, comprado na Casa Flora, por R$100,00.


Aromas de pera e melão bem fresquinho, notas minerais leves e um ligeiro aroma de lichia ao fundo. Na boca mostrou acidez crispy, bastante frescor, e um final de boca com azedinho de limão siciliano. Aprovado!

Para harmonizar, aspargos assados com azeite e pimenta e depois enrolado em uma suculenta fatia de prosciutto.

               

A minha maior ansiedade agora é poder ler tudo o que os colegas blogueiros escreveram para eu por em minha listinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário