sexta-feira, 7 de março de 2014

As mulheres no mundo do vinho

Sabemos que no mundo dos vinhos os homens ainda são maioria. Tanto em relação aos enólogos quanto aos jornalistas de vinho. Felizmente, esse quadro vem se transformando e, a cada dia, encontramos mais mulheres obtendo sucesso nessa área.

A importadora Portus decidiu homenagear as jornalistas, sommelières e enólogas, organizando um almoço feminino: Algumas jornalistas foram convidadas a almoçar no Bravin, comandado por uma das melhores sommelières do Brasil, Daniela Bravin. Lá, degustamos vinhos de duas enólogas cheias de qualidades: Filipa Tomaz da Costa, da Quinta da Bacalhôa e Corinne Seely, da Quinta da Romaneira.

Ao longo do nosso almoço pudemos conversar e analisar a real situação da mulher no mercado do vinho: Não tem sido fácil - para se ter uma ideia, todas as que estavam reunidas nesse almoço tinham uma boa história para contar sobre o fato de serem mulheres conquistando esse espaço. Apesar das dificuldades, o trabalho feminino vem se mostrando sólido, bem fundamentado e bem feito. Cada vez mais buscamos cursos de aperfeiçoamento e viagens para aprimorar nossa produção, seja jornalística ou enológica.



Diante de conversas tão enriquecedoras, a nossa jornada gastronômica se organizou da seguinte forma: uma entrada de ceviche misto


Que foi harmonizado com o refrescante Quinta da Romaneira Branco 2012.


Na sequência uma barriga de porco com chucrute, purê de maçã e morcilla - meu prato favorito da casa!


Harmonizado com o Quinta da Romaneira Rosé 2011.


Um prato de bochecha de boi que desmanchava na boca


Acompanhado do clássico Quinta da Bacalhoa 2011


E, para o brinde final, um Moscatel Roxo 1998!!!


Já dizia Mario Quintana que "são os passos que fazem os caminhos". Então, sigamos em frente! A jornada é longa e o caminho não é dos mais fáceis!

Feliz Dia da Mulher!

6 comentários:

  1. Muito legal, Evelyn! Parabéns a todas! Adorei a diferente combinação dos pratos: de ceviche a bochecha de boi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Paula! E, se você não conhece o restaurante Bravin, te digo uma coisa: Vá!! Você não vai se arrepender.
      beijo

      Excluir
  2. Oi Evelyn!
    Gostei muito do post.
    A Ale, Dama do Vinho também fez um post legal com o tema. Acho que quanto mais falarmos sobre o tema mulher e vinho. Eu também tenho boas histórias para contar e há ainda muito preconceito.
    Eu já ouvi por exemplo que tal vinho era " vinho de macho". Bobagem...
    Parabéns e beijossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querida! Você também sabe muito bem que não é nada fácil essa caminhada. Odeio essa histório de "vinho para mulher", ou vinho para "homens" aaaaargh!
      Beijo

      Excluir
  3. Evelyn, muito bacana o evento e suas fotos estão cada vez mais profissionais. Super bacana. Essa semana você e a Jane combinaram os posts? Acabei de ler o dela e agora vi o seu!
    Beijos, feliz dia da mulher e ótimo fim-de-semana.

    Ale Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ResponderExcluir