segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sul-africanos de qualidade e com preço pra lá de bom!

O Taças e Rolhas mais uma vez foi convidado a participar do Winebar - aquela deliciosa degustação on-line que você, leitor, já teve a oportunidade de ler por aqui.

Dessa vez, com o apoio da importadora Ravin, degustamos dois vinhos sul africanos da empresa House of Mandela.

A House of Mandela é uma marca criada pela família de Nelson Mandela, que tem licenciado vários produtos nos últimos anos. A empresa realiza um interessante e bonito trabalho: parte dos lucros obtidos com a venda dos vinhos são utilizados na fundação que leva o nome de Mandela, dedicado ao auxílio das famílias em dificuldades na África. 

Apesar da digna atitude, a família vem recebendo várias críticas, já que muitos acreditam que se está explorando o nome de um homem famoso, símbolo de decência e caráter. Brigas à parte, posso afirmar que os vinhos são muito bons. Vamos a eles:

O primeiro foi o Sauvignon Blanc Thembu Collection 2012, saborosíssimo.


Com coloração amarelo palha e reflexos esverdeados, esse vinho apresentou aromas cítricos e de frutas brancas, principalmente maçã-verde (meu sabor preferido) e pera. Na boca mostrou bastante frescor, acidez crocante e um toque de erva-doce bem legal. 

Em breve, quero fazer um camarão ao molho de laranja e harmonizar com esse rótulo. Hummmmmm... Será que harmoniza? Post em breve!

O segundo vinho foi um Pinotage - uva típica da África do Sul, nascida do cruzamento da Pinot Noir e da Cinsault, também conhecida como Hermitage. O nome Pinotage vem justamente dessa união: Pinot+ hermitage.


O Pinotage Thembu Collection 2012 apresentou coloração vermelho intenso e reflexos ligeiramente violáceos. Extremamente aromático - sabe aquele vinho que só de abrir você já cria boas expectativas pelos aromas que escapam da garrafa - notas de caramelo, café, flores secas e ameixa preta. Na boca apresentou taninos bem marcados, mas de qualidade, médio corpo e boa acidez.

Repararam nos rótulos? Olha lá de novo que eu espero (rsrsrs). Eles fazem referência às estampas das clássicas camisas utilizadas pelo querido Madiba - tem até a gola em 'V'.

E o precinho? R$49 tanto o branco quanto o tinto, lá no site da Ravin. Vale cada centavo, pode apostar!

2 comentários:

  1. Evelyn,

    Harmonizei com o SB com Camarões Thai acompanhados de Manga e Molho de Iogurte com Hortelã... vc viu o post? Saiu hoje... Ficou bom...

    Abs

    ResponderExcluir