sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Feijoada e vinho no domingo!

Minha mãe acabou de telefonar, me chamando para almoçar feijoada no domingo. Segundo a previsão do tempo, a temperatura vai despencar... Acho que feijoada e vinho vai ser a grande harmonização no final de semana! Tem coisa melhor que família reunida, comida boa e degustação de um bom vinho?

Mas muitos podem estar se perguntando: Com qual vinho a feijoada combina?



Por isso, reproduzo aqui um texto que fiz para o blog Papo de vinho, do jornalista e amigo Beto Duarte:

"A queda nas temperaturas faz com que aumente a quantidade de calorias em nossos pratos, não é mesmo? Por isso, o assunto de hoje é a feijoada e a possibilidade de harmonizações com vinhos.

Sempre que se fala em feijoada lembro de uma frase do grande escritor Stanislaw Ponte Preta: “Feijoada só é completa com maca e ambulância na porta.” Ou seja, esse prato, típico da cultura brasileira, que tem sua origem na senzala, é altamente calórico e pesado.

Imaginem harmonizar um prato que tem uma grande diversidade de carnes (quase ortopédico, não? É pé, costela, joelho,...) e temperos em sua composição... Onde eu fui me enfiar, não é mesmo? Baita assunto polêmico esse de feijoada e vinho. Mas vamos lá afinal, nunca deixaremos de beber vinho só porque a harmonização é difícil.

As carnes utilizadas na feijoada aceitam tintos. Mas a gordura final do prato pede um vinho com elevada acidez. O que fazer? Vá de vinhos tintos leves, frescos, mas sem taninos marcados. Ou com espumante. Minha experiência mais bem sucedida nessa harmonização foi com um cava: A acidez nervosa do espumante limpava as papilas gustativas a cada nova garfada! Além disso, as notas de limão e laranja do espumante ajudavam a incrementar a feijoada... Recomendo!

Mas, se a sua feijoada for a branca, o clássico francês Cassoulet, faça como os franceses e prove com um delicioso Malbec de Cahors."

E se você não tiver nenhum desses vinhos na sua adega, abra aquele que seu coração mandar e brinde à vida!

13 comentários:

  1. Vinho tinto com feijoada, não recomendo. Espumante é a melhor pedida. Mas se preferir vinho sem borbulhas, o melhor é Vinho Verde, acidez rasgada, e normalmente leve no álcool. Um monovarietal de Loureiro será uma ótima pedida. Sirva bem gelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo;
      Tem um Loureiro que eu amo em especial, o Quinta do Ameal. Ele fica bem legal com feijoada!
      Apareça mais vezes.
      Beijo

      Excluir
  2. Evelyn,
    Concordo que a melhor opção em vinhos para este prato é a cava, mas a feijoada mesmo combina com uma caipirinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah... Caipirinha eternamente! Se tiver torresmo, então... Hummmmm!!

      Excluir
  3. Elizabeth Santos,
    Não deixa de ser um pouco exótica a ideia de acompanhar feijoada com um delicioso vinho (adoro). Mas, a combinação caipirinha ou caipirosca - bem mais aceita pelos adeptos, torna o sabor da feijoada prato dos deuses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo;
      Não entendi o "Elizabeth Santos", do início do seu comentário, mas vamos lá!
      Concordo com a harmonização da caipirinha... Acho sensacional! Mas confesso não gostar nem um pouco da caipirosca ;)Na verdade não aprecio vodka!
      Obrigada pela visita!
      Beijo

      Excluir
  4. Isso ai... amei o texto, aquele dia abri o Rosé que tinhas falado e também ficou incrível... Acho que mais que a harmonização em si a cia que faz o almoço ser mesmo especial!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Na minha familia o vinho tinto sempre foi muito marcante, entao a comida q combine com o vinho é nosso lema, enfim existem muitos e muitos para combinar, merlot, cabernet, carmenere, tannat enfim. Portugues, chileno ou unico brasileirinho q gostamos miolo.
      Basta escolher o mais adequado, pra mim num churas o cabernet fort é a pedida, com pizza um carmenere e assim por diante...
      Vinho dos mais diversos nao faltam n nossa mesa, sempre!!!

      Excluir
  6. Evelyn, estava procurando umas dicas para harmonização com feijoada e as suas sugestões foram as mais sensatas. Gostei muito. Adicionei você no Google+, porém, notei que está sem escrever há algum tempo. Não sei o motivo, mas, penso que devia continuar brindando os leitores com seus textos ricos e sugestivos. Saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos;
      Obrigada pelo comentário e elogios. Sim, já tem um tempo que não escrevo. Mas tenho planos de voltar. Quem sabe em 2016!
      Beijo

      Excluir
  7. Olá! Se alguém tiver interesse numa harmonização interessante entre vinho e feijoada, tenho 2 garrafas de um vinho muito sugestivo, o Feijoada & Co. 2008. Maiores informações em edununesc@yahoo.com.br ou 11-97471-1112. Obrigado!

    ResponderExcluir