sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A harmonização do Winebar com os vinhos da Wines of Chile

Quem assistiu ao debate do Winebar percebeu que, por diversas vezes, comentamos sobre as harmonizações que estávamos realizando. E, como falei no post anterior, aqui em casa pensamos bastante nisso.

Iniciamos os trabalhos com o espumante Santa Digna Estrelado Rosé Brut, do produtor Miguel Torres.


Elaborado 100% com a uva País, esse espumante rosado - elaborado pelo método champenoise - apresentou aromas intensos de frutas vermelhas, além de um toque de brioche. Muito frescor, equilíbrio, leveza e uma acidez especial tornaram esse espumante perfeito para a harmonização com alguns sushis e sashimis de salmão. Em torno de R$75,00 na Wine.

Tudo rosa por aqui!

Na sequência fomos com o Terrunyo Sauvignon Blanc 2011, da gigante Concha y Toro. Confesso: Foi o melhor vinho da noite e um dos grandes brancos que provei neste ano.


Aromas frescos e complexos: notas florais, cítricas, minerais e frutadas. Na boca apresentou muita acidez, elegância, gostinho de frutas brancas e uma boa persistência. Na harmonização se saiu muito bem com os sashimis, mas a perfeição foi a Insalata di Mare (a minha viagem para a Itália está exercendo forte influência sobre mim! rsrsrsr)


O melhor de tudo é que não dá nenhum trabalho para preparar e fica uma delícia!

Os sabores da comida e do vinho se integraram fortemente. Eis aqui uma harmonização para você repetir diversas vezes, pois é garantia de sucesso! O vinho não é dos mais baratos - custa em torno de R$120,00 - mas vale a pena o investimento.

Na mesa ainda tinha uma saladinha de Prosciutto & Melone (estou falando que essa viagem tá rendendo!)


Mas a harmonização não foi tão boa assim afinal, o presunto cru sempre complica um pouquinho a nossa vida, justamente por conta da gordura e por ser muito salgado.

Ainda faltavam três rótulos para serem degustados, todos tintos! Fizemos uma pausa, trocamos os pratos, as taças e retomamos as análises, que conto pra vocês no próximo post!

2 comentários: