quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Wines of Chile no Winebar: simplificando a vida de quem bebe vinhos

Há pouco mais de duas semana, fui convidada a participar de mais um Winebar apenas com vinhos chilenos.


Fiquei entusiasmada afinal, seria uma grande oportunidade para aprender sobre as novas subdenominações de origem dos vinhos chilenos. Sim, a Wines of Chile - instituição que representa as vinícolas chilenas - a fim de simplificar a compreensão de suas regiões produtoras, redesenhou suas classificações, que ficaram assim estabelecidas:

COSTA (em azul no mapa) - Recebe influência direta do Oceano Pacífico. Apresenta temperaturas mais baixas, favorecendo um amadurecimento mais lento das uvas, que implicam em vinhos mais frescos.

ENTRE CORDILHEIRAS (em verde no mapa) - Região que recebe influência menos intensa da cordilheira e do mar - já que está afastada de ambos. Produz vinhos mais elegantes e estruturados.

ANDES (em laranja no mapa) - Região definida pela altitude, que permite um maior controle em relação às temperaturas afinal, quanto mais alto, mais frio.


Ou seja, o Winebar foi prá lá de especial: com uma hora de duração, pudemos degustar, comentar sobre as novas resoluções e, claro, abordar as características dos cinco vinhos que estávamos experimentando. 

Como recebi as garrafas com certa antecedência, eu e minha mãe pensamos em um cardápio harmonizado com os vinhos. Juntei a família e sentamos à mesa, na companhia do notebook, para registrar todas as nossas impressões.

O cardápio e cada um dos vinhos harmonizados você lê no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário