sexta-feira, 5 de julho de 2013

Semillón 1942 - História engarrafada!

Adoro histórias engarrafadas! O vinho é dessas bebidas que nos traz, além de um grande prazer ao bebê-lo, a possibilidade de aprendermos sobre histórias de uma região, de uma vinícola, de uma família... E tudo isso, ao meu olhar, agrega muito valor a um vinho!

Durante o Grand Tasting Argentina, que ocorreu aqui em SP há alguns dias (não leu, clique aqui) tive a grata e rara oportunidade de degustar uma preciosidade: um vinho da casta Semillón, da safra de 1942, da Bodega Lagarde.


A história por traz desse vinho é a seguinte: Ao adquirirem a bodega, a família Pescarmona (os atuais donos da vinícola) encontrou uma pipa de 1800 litros de capacidade, cheia de vinho feito com a casta Semilllón, de 1942. O precioso líquido foi engarrafado e, graças às oportunidades da vida, pude apreciá-lo.


O vinho apresentou uma coloração amarelo ouro brilhante e, apesar da idade de 71 anos, esse senhor vinho surpreende pela vivacidade: notas de doce de abacaxi, castanhas, mel, caramelo e um toque oxidado. Na boca mostrou-se fino, com acidez deliciosamente presente, bom corpo e a certeza de que a idade fez bem a ele. Para você ter um ideia do sabor, pense em um Jerez bem elegante!

Como harmoniza-lo? Sozinho: você, o vinho e seus pensamentos...

AVISO: Estou em férias! Você está lendo um post inédito, mas programado. Volto à ativa (ao blog e aos e-mails) em 22 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário