sábado, 8 de junho de 2013

Cardápios e harmonizações: vai dar namoro! (parte 1)

No Encontro de Vinhos do Rio de Janeiro, tive a grata (e saborosa) oportunidade de conhecer a cozinheira e blogueira Isadora Canuso. Seu blog, Bistrô da Coralina, é daqueles que dão água na boca e vontade de ir para a cozinha imediatamente, para preparar tudo o que ela ensina!

Viciei tanto nas receitas e nas imagens belíssimas do blog, que convidei a Isadora para montar um cardápio para o dia dos namorados aqui no Taças e Rolhas. Ela aceitou e eu fiquei super feliz!

Então, lápis na mão e prepare-se: Serão dois cardápios de encher os olhos (e o estômago) para montar aquele jantar especial para quem você ama. E é claro que o vinho será a bebida do jantar! Portanto, segue algumas possibilidades de harmonizações ao final do post. Para ler a receita completa, basta clicar no nome dela.

Menu 1:

Prato Principal: Salmão Grelhado ao Pesto

Em um jantar a dois, fica difícil (beeeem difícil), beber mais de uma garrafa de vinho. Por isso, minha sugestão de harmonização é pensando no jantar como um todo. Escolhi vinhos que possam ser "coringas" na harmonização desses pratos.

Para essa sequência, meu foco recai sobre o salmão, justamente por ser o prato principal e o de sabor mais marcante. A uva que mais se enquadraria nessa sequência é a Chardonnay.

Se vocês já forem iniciados no mundo dos vinhos, ou ainda, se o dinheiro estiver fazendo "cosquinha" para sair da carteira, minha sugestão é um Bourgogne de classe: um Chablis mais maduro, tipo um Premier ou um Grand Cru; ou ainda um Meursault ou um Puligny-Montrachet. 

Se você quiser gastar menos, mas ainda assim, fazer bonito, busque por um Chardonnay com bastante concentração de sabor, da Itália ou da Califórnia.

Mas se você é como eu, e adora se arriscar nas harmonizações, vá de Pinot Noir do Chile ou da Patagônia  - meio encorpado, frutado - acho que a combinação dá certo!

Mas atenção: O iogurte não costuma ser muito amigo de vinhos, por isso, evite beber o vinho logo após  dar uma colherada na sobremesa!

O segundo cardápio sai segunda-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário