terça-feira, 28 de maio de 2013

Hambúrguer e vinho #cbe

Hoje é o dia internacional do Hambúrguer!

O verdadeiro hambúrguer, por definição, é um bolinho achatado de carne moída, frito ou grelhado e servido em um pão redondo. Mas está aí um prato pra lá de democrático: tem gente que come com catchup, com maionese, com queijo derretido, com picles, no pão francês,... Eu tenho a minha preferida: Hambúrguer caseiro grelhadinho, com queijo brie derretido por cima e sem pão. 

Mas qual a origem desse prato? 


Segundo o livro do norte-americano Andrew F. Smith, "Hambúrguer - Uma História Global", da editora Senac, os alemães, da região de Hamburgo, são os responsáveis por levarem a carne finamente picada para o fogo. Os americanos aperfeiçoaram, acrescentando o pão e os diversos acompanhamentos.

E nós, aqui no blog, aperfeiçoamos ainda mais o hambúrguer, harmonizando-o com a nossa bebida favorita: o vinho. E a minha sugestão de harmonização para o hambúrguer é com o vinho português Rebel 2009, do Luís Pato.


Esse rótulo me conquistou à primeira vista, enquanto eu observava as prateleiras da Mistral, não só pelo rótulo mas também pelo caráter "diferente" que os vinhos do Luís Pato tem - elaborado 100% com a casta Baga e sem a utilização de madeira, esse vinho apresenta aromas de frutas vermelhas bem frescas. Na boca é muito diferente de tudo que já provei: fresco, leve, taninos finos, acidez elevada e frutas vermelhas elegantes. Tem um retrogosto de notas balsâmicas que harmoniza em cheio com o caramelizado/ grelhado do hambúrguer. Delícia!

Feliz dia do hambúrguer!

4 comentários:

  1. Uhhhh, fiquei com vontade.... brie derretido... tu estás de sacanagem!
    hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem gosto de lembrar!!! Com o frio que está hoje, ele ficaria perfeito!
      Beijo

      Excluir
  2. Evelyn,
    realmente nasceu na Alemanha, mas lá eles chamam Frikadelle, ou seja nada a ver com a palavra hambúrguer!Ficou bem legal a foto do vinho, bem diferente mesmo! Faltou a foto do hambúrguer com brie, que deve ter ficado delicioso!
    O meu hamburger era de javali, bem diferente!
    bjs,

    Alessandra
    Blogdovinho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alessandra, eu sou uma blogueira que, no geral, esquece a câmera fotográfica! Tenho foto dele no celular, mas não ficou muito boa. Vou fazer novamente, assim eu fotografo e depois atualizo aqui.
      Obrigada pela visita.
      Beijo,
      Evelyn

      Excluir