quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Em Pinto Bandeira, na vinícola Aurora!

Dormir tarde e acordar cedo foi rotina nesses dias no Vale dos Vinhedos. Aliás, essa é a melhor forma de aproveitar o dia, já que se tem um monte de coisas para fazer por lá. A agenda preparada pelo Ibravin foi caprichada. Começamos o segundo dia com uma palestra sobre o panorama da vitivinicultura brasileira, ministrada pelo diretor técnico do Instituto brasileiro do vinho, Leocir Bottega.

Muito foi dito e explicado. O foco recaiu principalmente sobre o crescimento considerável de consumo de espumante no Brasil, mas que ainda é ínfimo se comparado ao consumo de vinho no restante do mundo; e também sobre a antecipação da colheita neste ano de 2013, devido ao sol intenso que brilhou em plena época de maturação das uvas, fazendo com que essas estivessem prontas 20 dias antes do "normal".

Na sequência fomos para Pinto Bandeira, onde pudemos conhecer os vinhedos da vinícola Aurora e ainda conversar com o enólogo André. Caminhamos por entre as plantações de Chardonnay e Pinot Noir que já estão em processo de colheita. Aproveitamos para esclarecer dúvidas sobre o manejo das uvas e sobre o clima da região.



Depois de caminhar sobre um sol escaldante (queimei até meu braço!), fomos para um brunch, regado a muito espumante. Tive a oportunidade de experimentar o espumante Aurora Brut Rosé, que harmonizou em cheio com a paisagem, as comidinhas e a boa conversa!


Fresco, leve, aromático e bastante elegante. Isso sem falar na coloração encantadora. Combinou em especial com a quiche de queijo e com as "bolinhas brancas" - uvas cobertas por ricota temperada, salpicadas de tomilho e nozes!! (vou fazer em casa porque é incrivelmente saboroso).





Já não bastasse tudo o que comemos, ainda fomos convidados para um almoço delicioso na casa de pedra.  Dois vinhos tranquilos foram exibidos e degustados ali - os varietais Chardonnay e o Pinot Noir. Meu destaque vai para o Pinot Noir, que se mostrou muito bem feito e com um preço bem legal. 


Saí de lá sorrindo à toa... Mas eu mal sabia que o dia estava ainda no começo e que uma surpresa inesquecível estava se arquitetando...


Mas explicarei isso melhor no post de segunda-feira!

Fotos: Evandro Silva/ Gilmar Gomes

6 comentários:

  1. Fiquei com vontade das comidinhas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lugar lindo, e a degustação foi boa mesmo....hummmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, Marise! Vale a pena ir conhecer!
      Obrigada pela visita!
      Beijo

      Excluir
  3. Evelyn, este branco Pinto Bandeiraé muuuuuuuuuuuuito bom. Derruba muitos andinos que temos por aí.

    Um bj Alemdovinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, confesso que fiquei surpresa com a qualidade!
      Grande beijo, Peter!

      Excluir