quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jamie Oliver harmonizado!

No último sábado estive na casa da minha amiga e também sommelière Regiane Ávila, do blog Degustando a vida, para prestigiar e inaugurar a sequência de jantares que ela está criando a partir do livro do famoso chef Jamie Oliver.

Ela sempre cozinhou bem e, por isso, tenho certeza de que sua proposta será sucesso: a ideia é recriar as receitas em sua casa para receber os amigos, amigos de amigos, e quem mais estiver interessado, e criar harmonizações para os pratos. A versão brasileira de Julie and Julia!

O cardápio desse sábado começou com um couvert de pãezinhos, manteiga e azeite com alecrim. Para acompanhar, ela nos serviu um espumante nacional, o Amadeu 2009, da vinícola Cave Geisse.


De coloração amarelo palha, com perlage fino e intenso, aromas de pão e frutas secas, esse espumante mostrou bastante acidez, boa persistência e final elegante.

Em seguida partimos para a salada de abobrinha, com molho de hortelã, acompanhado de queijo feta e lâminas de amêndoas. Simplesmente delicioso.


Para a harmonização, fomos com um rosé da Provence, o Haedus 2011, do famoso produtor Ferry Lacombe.


Elaborado a partir da Grenache e da Cinsault, esse vinho rosa pálido apresentou aromas de frutas amarelas bem frescas e um toque floral. Na boca mostrou frescor, um toque cítrico e harmonizou perfeitamente com o prato!

O prato servido, em seguida, foi um Orecchiette com brócolis e lascas de bacalhau.


O vinho escolhido para a harmonização foi o Bourgogne Pinot Noir 2010, do Roux Père et Fils.


Com coloração "aguadinha" (típica da casta), esse vinho mostrou muitos aromas de frutas vermelhas frescas. Aliás, o morango e a cereja aqui foram marcantes. Um vinho jovem, fresco, sem estágio em barrica, prontinho para beber com os amigos.

Chegou a hora de provar a salada de Melão Orange (curtido no aceto balsâmico) com Presunto Cru.


Saborosíssimo, mas que punha um medo danado em mim, em relação à harmonização. Pensei em um vinho do Porto branco e a Regiane comprou minha ideia. Fomos de Offley White Barão de Forrester.


E não é que deu super certo! Com aromas intensos de pêssegos em calda, damasco e frutas secas, esse vinho mostrou, na boca, um excelente equilíbrio entre acidez e doçura, mostrando ser um vinho bem elegante.

Já não bastasse tudo isso, a Regiane ainda decidiu nos fazer um agradinho e preparou um creme de mascarpone acompanhado de morangos bem fresquinhos e...


BINGO! Também harmonizou muito bem com o vinho!

Posso afirmar que o jantar foi um sucesso. Os pratos estavam deliciosos, as pessoas eram muito agradáveis e o clima era de festa afinal, estamos na torcida para a nossa querida Regiane abrir seu restaurante!


Vale lembrar que os vinhos são trazidos pela Zahil

2 comentários:

  1. Evelyn, esse jantar deu água na boca ... até o rosé (do qual não sou muito fã) me deixou com vontade de provar ...

    Ah, a harmonização de bacalhau com pinot noir é uma das minhas preferidas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não gosta de rosé? Eu tenho verdadeira adoração... Se eu vejo uma garrafa de rosé da Provence, eu largo tudo e a agarro!!rsrrssr

      A primeira vez que li sobre harmonização de bacalhau com Pinot noir, foi você quem escreveu... Só não me lembro se foi aqui neste blog ou se foi um post no seu. Eu sempre aprendo com vc!
      Grande beijo

      Excluir