domingo, 3 de junho de 2012

Recebendo amigos!

Apreciar vinho e boa companhia... O que mais podemos desejar?

Na última semana recebi aqui em casa dois grandes amigos recentes que o mundo do vinho me proporcionou conhecer: Victor Beltrami (do blog Balaio do Victor) e a grande fotógrafa Nadia Jung (do blog Mundus Vinus). Foi tão bom tê-los aqui... Conversa fácil, descontraída, regada a comidinhas e bons vinhos!

Começamos com o champagne Perrier Jouët Belle Epoque 1998, que foi harmonizado com salada caprese no palitinho, além de queijo Gruyère, Brie e Parmesão e umas frutas secas.

Foto: Nadia Jung
Nunca havia bebido um champagne safrado, por isso, minha expectativa era altíssima. Mas confesso que fiquei desapontada! Eu não gostei tanto quanto eu esperava... E isso aconteceu porque eu descobri que gosto dos aromas frescos e do paladar frutado (principalmente maçã verde) do Champagne, coisa que já não acontece com uma garrafa mais antiga.

Esse champagne, elaborado com 50% Chardonnay, 45% Pinot Noir e 5% Pinot Meunier, apresentou uma coloração amarelo ouro bem bonita e pouquíssimo perlage. No nariz, nada de aromas frutados, mas sim muita levedura, brioche, caramelo, frutas secas, mel e um toque oxidado. Na boca mostrou estar bem vivo, com muita acidez e excelente corpo. 

Mesmo não sendo meu favorito, é um excelente champagne, com aromas bastante complexos,  mas que deve ser servido para aqueles que já são iniciados no mundo dos vinhos.

Em seguida, para harmonizar com o risotto de gorgonzola, partimos para um Borgonha, o Gevrey-Chambertin 2007, Morin Père & Fils.

Foto: Nadia Jung
Com coloração vermelho que já indicava uma certa idade, esse vinho apresentou aromas de grama, frutas vermelhas frescas e um toque animal. Na boca, impressionou pela boa estrutura e taninos extremamente macios. Uma delícia!

Mas a harmonização perfeita com o risotto de gorgonzola foi...

Foto: Nadia Jung
... o toscano Villa Antinori 2007 


Elaborado a partir de um corte com 55% Sangiovese, 25% Cabernet Sauvignon, 15% Merlot e 5% Syrah, esse vinho estagiou por 12 meses em barricas francesas, húngaras e americanas. Em seguida, passou 8 meses descansando na garrafa antes de ser liberado para o mercado. Um delícia! Aliás, na minha opinião foi o melhor da noite.

Com coloração violácea ainda bem intensa, esse vinho apresentou notas de frutas vermelhas maduras, um toque de chocolate, caramelo e um pouco de tabaco. Na boca mostrou um corpo médio, boa acidez e taninos macios, além de uma boa persistência. Combinou de maneira exemplar com a comida!

E encerramos a noite assim: Felizes e sorrindo à toa!

Victor Beltrami

Ale Mathias, Eu e Victor. Só faltou a fotógrafa aparecer!!

6 comentários:

  1. Evelyn,

    Ótimo post, ótimas lembranças!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! As lembranças são ótimas mesmo!
      Beijo

      Excluir
  2. Grandes vinhos melhores ainda as companhias, pena não estar aí com vcs. O Antinori é excelente já o apreciei várias vezes e ele sempre dando conta do recado.

    Turma entendida de vinho hein?

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de te-lo aqui... Vamos marcar? Você tem razão quando diz que os vinhos melhoram com as companhias... Grande beijo

      Excluir
    2. Bem, sem dúvida muitas fotos...
      Não sei mas achei -as mais bonitas aqui, sera porque aliadas a tua escrita?rs...
      Faz toda diferença!
      Obrigada Evelyn, mas de verdade, e a fotógrafa só não aparece porque esquece o tripé!rs.
      Abraço a todos!!!

      Excluir
    3. Obrigada pelas palavras! Na próxima vez vou lembra-la do tripé! rsrsrrs...
      Beijo

      Excluir