terça-feira, 1 de maio de 2012

Minhas experiências na World Wine Experience

Depois de tantos eventos, chegou a hora de sentar e escrever sobre eles. Não sabia por onde iniciar meus registros, mas como sou metódica, optei por narrar os fatos na sequência em que aconteceram. Por isso, hoje começo com o incrível evento organizado pela World Wine, o World Wine Experience, que aconteceu no belíssimo Espaço Fasano. Com organização impecável e serviço de altíssima qualidade, a importadora apresentou, pelo décimo ano, seu portfólio.

Com a presença de inúmeros produtores, foi possível degustar uma vasta quantidade de vinhos. Aliás, eu poderia passar dias e dias falando dos vinhos incríveis que provei, mas, nesse momento, meu destaque vai para os italianos da vinícola Donnafugata, produzidos na Sicília.

Com rótulos lindos e nomes como "Mil e uma noites" e "Sherazade", esses vinhos me conquistaram. Tanto que ao final da feira não resisti, comprei e os trouxe para minha adega. Vamos a eles:

O primeiro foi o Anthìlia 2008...


Elaborados com as uvas autóctones Ansonica e Catarratto, esse vinho apresentou uma coloração amarelo palha bem clarinho e aromas incríveis de amêndoas, um toque cítrico e notas herbáceas. Na boca mostrou muito frescor e boa estrutura, com notas de aspargos, pêra e melão. Acredito que até com peixe defumado ele consiga harmonizar. Uma delícia também para ser bebido na beira da piscina ou observando o mar...

Na sequência fomos para o Lighea 2010...


Esse vinho é elaborado 100% com a uva Zibibbo, mais conhecida por nós como Moscato de Alexandria. Numa versão seca, esse vinho apresentou aromas de flor de laranjeira e um toque cítrico. Na boca mostrou leveza, frescor, uma acidez crispy e notas de aspargos e alecrim.

Em seguida fomos para o La Fuga 2010...


Esse vinho, elaborado 100% com a clássica uva Chardonnay, me surpreendeu pelos aromas marcantes de banana e maçã. Na boca mostrou bastante mineralidade e uma acidez bem interessante. Bom corpo e boa persistência fizeram desse vinho o meu preferido entre os brancos... 

Chegou a vez dos tintos e esses não decepcionaram nem um pouco. O primeiro deles foi o Sherazade 2010.


Elaborado 100% com a Nero d'Avola, esse vinho me encantou: coloração vermelho rubi bem intensa, aromas de frutas vermelhas, frutas negras e violeta. Na boca, as notas de frutas vermelhas se repetiram e apareceu um final picante delicioso. Um vinho que, se bebido com uma temperatura mais fresca, mostrará  ainda mais leveza.

Em seguida fomos ao Sedàra 2010...


Elaborado a partir de um blend, onde a maior parte das uvas é Nero d'Avola, esse vinho já apresentou  uma estrutura aromática mais intensa, como frutas vermelhas e especiarias. Na boca apresentou excelente estrutura, equilíbrio, notas de frutas vermelhas, baunilha, e um pouquinho de amoras.

Chegamos ao Mille e una Notte 2008...


Também elaborado a partir de um blend de Nero d'Avola com outras uvas, esse vinho se mostrou o mais encorpado de todos, isso porque esse vinho fica de 14 a 16 meses em barrica de carvalho francês nova e depois mais 24 meses em garrafa antes de serem comercializados.

No nariz aromas marcantes de frutas vermelhas, negras e tostado. Na boca apresenta, além das frutas, notas de tabaco e taninos que, apesar de jovens, mostram-se já finos e elegantes.

Por fim, e o mais surpreendente de todos, o vinho de sobremesa, o Passito de Pantelleria Ben Ryé 2003...


Elaborado com a Moscato de Alexandria, esse vinho de coloração âmbar apresentou notas aromáticas extremamente complexas... A cada nova agitada na taça novos aromas se desprendiam... Notei damascos, figos secos, pêssego, mel e ervas aromáticas. Na boca um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez, o que fez com que o vinho não fosse enjoativo... Gostei tanto e recomendo tanto, que tem uma garrafinha linda desta habitando o frescor da minha adega.

Fiquei imaginando uma sobremesa para harmonizar com essa delícia... Não tiro da minha cabeça que aquelas massinhas italianas fritas, conhecida, na minha família como fritelli ficariam incríveis...

Em breve farei outros posts sobre os vinhos provados nessa feira inesquecível... Para se ter uma ideia, tem até Riesling do produtor Hugel... Imperdível!

4 comentários:

  1. Todos, absolutamente todos os vinhos deste produtor são fantásticos. Seja pelo rótulo, seja pelo modernismo, mas principalmente pela qualidade dos seus vinhos. SÃO DEMAIS.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Você já conhecia, Peter? Muito bom esses vinhos, né??
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. SOU FÃ INCONDICIONAL DESTES VINHOS. Isto que tenho minhas reservas com os italianos.

    Beijos Peter

    ResponderExcluir