segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pasta negra com vinho australiano, será que combina?

Almoço de domingo definido: Macarrão negro com molho bechamel, camarões refogadinhos no alho e uma redução de aceto balsâmico por cima... Delícia!


Eu já havia feito esse prato só que com lulas (não leu, clique aqui) e havia comentado que tinha a intenção de fazer com camarões. De fato, o prato ficou muito melhor!! O aceto balsâmico reduzido dá um gostinho incrível... um azedinho caramelizado que eu adoro!

Como meu pai não come molho bechamel, preparamos um molho de tomates para o prato dele. Ele garante que fica muito melhor...


Para harmonização escolhemos o vinho branco australiano, da região de Barossa Valley, Expatrié 2006 da Colonial Estate, elaborados com a uva Semillon (85%) e Riesling (15 %), que eu adquiri na Grand Cru.


Uma palavra para defini-lo: DIVINO!! Na taça um amarelo intenso. No nariz, aromas minerais (como gasolina), notas de maçã, um pouco de manteiga (talvez!). Na boca, uma untuosidade incrível, bom corpo, com acidez perfeita para aguentar o molho branco e com um retrogosto de mel, bem delicado, como mel de laranjeira... Os goles após o macarrão foram os mais saborosos, pois o vinho cresceu na boca, intensficando os sabores... Ah, inesquecível! Desse jeito é bom demais começar a semana!

2 comentários:

  1. Evelyn, deu água na boca ... Devo comprar umas garrafinhas na Gran Cru hoje, vou ver se incluo essa preciosidade que você descreveu tão bem !

    ResponderExcluir
  2. Não vai se arrepender! Depois quero suas impressões, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir