segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um grego à mesa!

A Grécia conhece e sabe fazer vinhos, sim! O fato de terem sido o berço da cultura vinícola não foi o suficiente para manterem o prestígio de seus vinhos ao longo da história, mas, recentemente, seus vinhos voltaram a ter destaque no mercado internacional. Ainda bem!

No Brasil, ainda não é fácil encontrar muita variedade de rótulos gregos, mas a Mistral tem trazido alguns rótulos bem interessantes. Então leitores, estou convidando vocês a sairem da rotina e buscarem vinhos gregos para experimentarem e se surpreenderem.

Desde que fiz o curso de sommelier, o único grego que havia provado era o famoso retsina - um vinho branco, aromatizado pela essência de pinho, um produto muito particular, consumido principalmente pelo mercado interno que, em breve, terá um post só para ele.

Mas o vinho escolhido para o jantar de sábado foi o tinto Nótios 2006, elaborado a partir da cepa local Agyiorgitiko.

Observem a rolha sintética preta e o rótulo fazendo referência à planta "dente de leão".
Ah, esses gregos!!!
Esse vinho apresentou, na taça, uma coloração vermelho rubi aguadinha, algo que me lembrou a Pinot Noir. Nos aromas, frutinhas vermelhas e um toque bem mineral. Na boca, corpo médio, as mesmas frutinhas vermelhas, um toque mineral e um final de boca de mel, bem levinho. Perfeito para o clima mediterrâneo e quente da Grécia e para o clima tropical brasileiro!

Perfeito mesmo seria beber e apreciar a linda paisagem de Santorini

2 comentários:

  1. Bom saber que há bons vinhos por lá, Evelyn ! Algum tempo atrás, provei um vinho chamado Kouros, da região de Nemea, no Peloponeso. Também era da uva Agyorgytykos, mas não me impressionou nem um pouquinho ... Era bem clarinho, como você disse, lembrando um pinot noir - mas só na cor, mesmo ... O sabor era bem sem graça !
    Quanto à retsina - bem, até que é gostosinho, mas não é vinho ... risos ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsrsr... Eu sou suspeita em falar, mas adoro Retsina!!! E não deixe de provar o Nótios.
    Beijo

    ResponderExcluir