sábado, 18 de junho de 2011

Storia 2006

Nada como chegar em casa, depois de uma semana de muito trabalho, preparar uma comidinha e escolher um vinho na adega.

Há tempos quero provar o vinho Storia 2006 da Casa Valduga, elaborado a partir da casta Merlot. Esse vinho, ícone da vinícola, é elaborado apenas em safras excepcionais e possui tiragem limitada. Sua venda é realizada apenas por reserva e o cliente recebe o certificado oficial com o número da garrafa e do lote, garantindo a exclusividade do produto. Ou seja, um super marketing, que valoriza o produto e deixa os enófilos malucos para experimentar.

Por essas e por outras, esse foi o vinho eleito para o jantar de ontem. Abri a garrafa feliz da vida... Na taça, um vermelho rubi bem bonito, com reflexos violáceos encantadores. No nariz, aromas leves de frutas vermelhas e tosta que evoluíram (após uma hora e meia de decanter) para café, chocolate e um pouco de especiarias. Na boca mostrou-se potente, com taninos macios e boa persistência. Mas acho que a ansiedade me fez desperdiçar o melhor do vinho afinal, fiquei imaginando esta garrafa sendo aberta daqui a uns dois anos: aposto que estará bem melhor.

Para a harmonização, fiz um risotto de Funghi Porcini (que eu estou viciada!)
A harmonização não ficou muito boa, confesso! Mas, e daí, o final de semana chegou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário