domingo, 12 de junho de 2011

Risotto al Chianti

Resolvemos antecipar o nosso jantar de Dia dos Namorados Casados para a sexta-feira... Arrumamos a mesa como manda o figurino, com flores, velas e claro, vinho!


O prato preparado foi um Risotto al Chianti - típico prato da região da Toscana, elaborado com linguiça toscana e com o clássico vinho Chianti. Esse vinho, composto, em sua maioria pela uva Sangiovese, tem uma longa história de transformações e avanço na qualidade ao passar dos anos que, em outra oportunidade, explicaremos.
O queijo por cima do risotto é o Pecorino Romano
Para a elaboração da receita, e também para bebermos ao longo do jantar, escolhemos o vinho Chianti da Vinci Riserva 2006. Este rótulo especificamente, é composto de 85% pela uva Sangiovese, 10% Merlot e os outros 5% pelas castas tintas Syrah e Canaiolo.


Este rótulo me foi indicado por amigos que conheceram, recentemente, a importadora e distribuidora de vinhos W & W Wine. Esta importadora, ao que me parece, vem começando atividade recente no Brasil, muito embora seus proprietários tenham vasta experiência no mundo dessa bebida. Acessando o site é possível conhecer a lista bem bacana de vinhos que eles distribuem (para conhecer clique aqui). Tive a oportunidade de provar também o Monnalisa Rosso - vinho bem feito, simples, para o dia-a-dia (post em breve!)

Voltando ao Chianti, decidi comprá-lo e bebê-lo... Na taça mostrou um vermelho bem intenso. Nos aromas, muita fruta vermelha (morango principalmente) além de notas de baunilha e um tostado. Na boca, muita fruta e tostado, com taninos extremamente macios e um final de boca bem persistente... Excelente... Super recomendado!

Para a sobremesa preparei um pavê de limão siciliano, ou, como preferem os italianos, um Zuppa dolce al limone.
Sobremesa simples de fazer e bem saborosa! Fiquei imaginando esse pavê com um Vin santo... Aposto que ficaria perfeito...

4 comentários:

  1. Que chic amiga. Bela mesa, ótimo prato, vinho, então, nem se fala. Da Vinci é um dos melhores Chianti que já apreciei. Isto que não sou muito chegado em Chianti.

    Qual a música que acompanhou o jantar?

    Um beijo Peter

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras! A música que acompanhou o jantar foi uma seleção do Frank Sinatra, que eu adoro!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Parece ter sido delicioso, Evelyn ... Pra mim, a combinação do Chianti com a linguicinha toscana costuma ser excelente !
    Sou fã da sangiovese, sou fã de risoto e sou fã de ficar em casa no Dia dos Namorados - logo, gostei muito do seu post, é claro ...

    Logo mais, escreverei um post sobre o meu Dia dos Namorados.

    Beijos !

    ResponderExcluir
  4. Estou curiosíssima para ler!!!
    Beijo

    ResponderExcluir