segunda-feira, 9 de maio de 2011

O 2º dia de Expovinis

Começamos o segundo dia de Expovinis com uma outra palestra de Manoel Beato, só que agora falando sobre vinhos italianos. Preciso confessar que foi terrível! Não por ele, claro, afinal, como já disse, escutá-lo falar é sempre muito bom... O problema é que, depois de algum tempo, percebemos que os garçons haviam trocado a ordem dos vinhos para algumas pessoas. Então, enquanto o Manoel descrevia um vinho, algumas pessoas estavam analisando outro. Triste! Mas vamos esquecer, ok?

Em seguida, fomos ao stand da Casa Valduga degustar a espumante sensação do momento: Maria Valduga!
Com "rótulo" em metal dourado, esta belezinha era o sucesso da noite... Linda, não?

A espumante é uma homenagem à matriarca da família. Elaborada pelo método tradicional apresentou um amarelo palha bem bonito, um perlage fino e aromas de maçã e pão. Na boca mostrou boa persistência, com notas de brioche. Mas preciso confessar que esperava muito mais... Eu ainda acho a espumante Valduga 130 (já comentada aqui) mais saborosa que esta, mas gosto é gosto e há quem diga que esta é a melhor espumante nacional... Pelo menos todos concordam em uma coisa: é a mais bonita!

Parte da Confraria Tarja Preta posando para foto no stand da Casa Valduga
Em seguida fomos até o stand da Miolo afinal, queria provar o lançamento da Collezione RAR (que adoro!): Viognier 2010.

Meu Deus, quanta loucura nesse stand. Parecia-me porta de balada de tanta gente amontoada!  Mas, faço qualquer esforço por vocês, viu leitores?

Com um amarelo esverdeado lindo lindo lindo lindo, o vinho mostrou-se bastante aromático, com notas de flores e um pouquinho de madeira. Na boca, bem fresco, com boa persistência. Mas vou fazer outra confissão: Eu prefiro o Viognier da Casa Pisani! Acho que a diferença é o fato de que o da Casa Pisani não passa por madeira, o que traz sabores mais vivos de frutas para dentro da taça! Mas vale muito a pena beber, viu?

Depois dessa visitação, fomos a  outro stand nacional, o da Vinícola Perini. Mas essa merece um post só para ela... (amanhã, ok?)

Ao final, a Regiane propôs um brinde para irmos em embora. Nada melhor do que fazê-lo com um espumante nacional. Decidimos voltar ao stand dos vinhos de São Joaquim, para degustarmos um espumante na Pericó e brindarmos. Nossa amiga Lara resolveu fazer uma foto daquele momento e pediu para, nada mais nada menos, do que o proprietário da Vinícola, Sr. Wandér Weege fazer a foto... Vale lembrar que ela não o conhecia. Ele foi muito gentil e se ofereceu para sair na foto conosco!  Simpatia total... Conversamos por um bom tempo e demos muitas risadas juntos...
O final da noite não poderia ter sido melhor!!

3 comentários:

  1. Evelyn

    Realmente depois de uma certa hora parece que a exposição foi tomada pelo Átila e seus Hunos tala invasão.

    Por isto preciso andar com esta animada turma da foto.

    O Viognier não conheço, mas gosto e muito do Pinot Noir da RAR. Principalmente porque suas uvas foram plantadas em Vacaria nos Campos de Cima da Serra, bem distante dos lugares tradicionais de vinhedos no Rio Grande do Sul.

    Quanto aos Valduga estive lá e mandei um grande abraço ao meu amigo João Valduga, o enólogo da Casa.

    Um super beijo

    Peter

    ResponderExcluir
  2. Evelyn

    Gosto dos Valduga. Em especial o Juarez, o Erielson e o João, grande amigo e enólogo.

    Dos RAR prefiro o Pinot Noir. Equilibrado, sedoso e muito agradável. Com o diferencial das uvas terem vindo de Vacaria, o lado gaúcho dos campos de cima da serra, o mesmo de São Joaquim.

    Um beijo Peter

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Pinot, mas sou fã mesmo do Cabernet/ Merlot da RAR, de preferência o 2004. Quanto aos Valduga, todos muito gentis! Beijo

    ResponderExcluir