quinta-feira, 14 de abril de 2011

Syrah ou Shiraz?

A Syrah é uma das mais antigas uvas que se conhece. É a variedade que deu fama aos vinhos do norte do Rhône, na França, como o Hermitage. Atualmente, é muito plantada no sul da França, do Rhône ao Languedoc.

Típica de climas quentes, teve excelente adaptação na Austrália, onde é grafada Shiraz. É considerada a uva símbolo australiana, responsável por seu famoso tinto, o Penfolds Grange.

E, inspirada por toda essa história, decidimos abrir uma garrafa (recém comprada na Grand Cru) de Shiraz australiano: Explorateur 2006, The Colonial Estate.


Esse vinho, da região de Barossa Valley (reconhecida como a principal região vinícola da Austrália), não foge do estilo australiano de fazer vinho: muita potência. De coloração vermelho intenso, com reflexos negros, esse vinho apresentou aromas muito intensos de especiarias, couro, terra e frutas negras. Na boca, muita potência e elegância, além de muita persistência. 

Depois de um tempo aberto os aromas de frutas se intensificaram e o retrogosto de tabaco tornou-se ainda mais marcante.

Confesso que foi um dos melhores australianos que já provei. A harmonização foi feita com strogonoff... e claro, ficou perfeito! O vinho combinou com a untuosidade do molho...

Esse vinho é daqueles que preciso comprar uma caixa!!!!! Urgente!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário