Sábado, horário do almoço! Nada melhor do que estarmos rodeados por amigos incríveis, por boa comida e por bons vinhos... Isso sim é Carnaval!
Para esquentar os tamborins, começamos com muita conversa boa e petisquinhos saborosos: saladinha caprese no palito e queijo padrão com Lemon Pepper.
A comissão de frente veio formada pelos tomatinhos no papelote, acompanhado de cebolinhas, cogumelos, azeite, salsinha. Delícia!
Para a harmonização escolhemos a Cava Gramona. Confesso que sou fã do frescor dessa cava que é elaborada a partir das uvas Macabeo, Xare-lo e Chardonnay. Na taça apresentou um amarelo palha bem leve, com reflexos esverdeados, um perlage fino e intenso e aromas deliciosos de frutas como maçã, pêra, maracujá e um pouco de leveduras. Na boca é tão leve e fresca, que se torna muito fácil de beber. A harmonização com os tomatinhos ficou excelente. Quesito harmonia: Nota DEZ!
A partir de então o desfile começou e não teve para mais ninguém: tartar de peixe branco (ninguém consegue lembrar o nome do peixe), temperado apenas com cebolinhas e gengibre. Perfeição. Considerado por mim o melhor prato do almoço!
Seguimos para o prato principal: pasta com molho pedaçudo de tomates e polvo. Muito saboroso, polvo macio e com tempero no ponto.
Para a harmonização desse prato escolhemos dois vinhos franceses: Um chardonnay da região da Côte do Jura e um rosè da Provence.
O Domaine Baud Chardonnay 2005 demorou um pouco para se mostrar, mas quando decidiu rasgar a fantasia, mostrou que tinha samba no pé e apresentou aromas complexos: maçã, cogumelos, um pouco de borracha, amêndoas e mel. Na boca, leveza, persistência e equilíbrio. Fiquei imaginando como seria harmonizá-lo com um fondue de queijo...
O rosè da Provence foi o Terra Amata 2009, Domaine Sorin. Além daquela cor espetacular de pôr do sol, meio pêssego, meio tangerina, apresentou aromas mentolados e florais muito interessantes. Na boca mostrou-se equilibrado e elegante, combinando muito bem com o prato.
Para encerrar o desfile, partimos para a sobremesa surpresa: Crème brûlée com chocolate. Olha só o maçarico tornando nosso doce mais especial ainda!
Para harmonizar, nada melhor do que um delicioso Malamado, da Família Zuccardi, elaborado a partir da uva Viognier.
Vejam que coloração mais linda dentro dessa garrafa transparente. Parece ouro líquido! Aromas florais se destacaram. Na boca muito equilíbrio entre açúcar e acidez, ficou muito bom com a sobremesa.
Fim do desfile e arquibancada ainda animada com tudo o que provou!
Ah, mas que delicia de almoço esse!!
ResponderExcluirMelhor ainda as agradáveis companhias...
E orgulho de ver nossa experiência no seu Blog!
Iremos com certeza repetir...
Beijos, Chico e Kátia.
Nossa amiga, lendo seu post dá vontade de repetir esse encontro...
ResponderExcluirDelícia de almoço e sábado de carnaval!
Beijo!
Delícia de almoço e delícia de encontro! O replay acontecerá em breve!
ResponderExcluirBeijos
Minha apuração é: campeã do Carnaval 2011 Cava Gramona - Nota 10 em todos os quesitos.
ResponderExcluirEstandarte de Ouro para o Rosè (que eu amo - sempre).
E, subindo do grupo de acesso o café do Chico, você tinha ido embora, mas tava uma delícia!
Mas, o melhor mesmo foi o público!
Agora só falta o desfile das campeãs!!!
Beijos
Camila
Adorei o texto!!!! Você é incrível, né??
ResponderExcluirPois é, preciso provar esse café!! Quanto ao público, você está certíssima!!! Que gente animada, né??
Beijos