domingo, 27 de março de 2011

Gewürztraminer e "Julie and Julia"


Sábado, depois do almoço, nada melhor do que sentar e assistir a um filme. O escolhido foi "Julie and Julia". O vinho para acompanhar o filme foi o Volpi Gewürztraminer, da Salton, 2009.

Vamos começar pelo vinho: A Gewürztraminer (que em alemão significa "tempero") "gewürz" quer dizer tempero ... "traminer" é o nome muito antigo de uma cepa de uva branca local. A "gewürztraminer" é a velha traminer "temperada" ... (update do Nivaldo - obrigada!!) 

Essa uva encontrou seu melhor solo na região da Alsácia (França). Além disso, ela é a mais perfumada das uvas, apresentando muitos aromas florais e frutados. Muitas pessoas não gostam dessa uva justamente por ser muito perfumada! Eu, particularmente, acho incrível... Os vinhos eleborados com ela são bastante elegantes, finos, frescos e delicados, combinando muito bem com o calor! Por isso, se você ainda não provou dessa maravilha, não perca tempo.
Esta garrafa que abrimos faz parte do "bom e barato". Na taça, lindo amarelo palha com reflexos dourados. Apresentou aromas bastante frescos de lima, lichia, maçã, flores brancas e hortelã... Parecia perfume... Na boca, muito frescor, excelente acidez, notas de frutas como maçã e pêra, com excelente persistência! Adorei! 




Final de tarde incrível!

O filme, delicioso... 1948. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido. Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a realizar cursos sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

4 comentários:

  1. O filme eu já provei e aprovei. Agora vou experimentar o vinho.

    ResponderExcluir
  2. Aproveite o calor que tem feito em São Paulo para prová-lo... Bem refrescante! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo comentário ! Também gosto muito do vinho e do filme !

    Sò um reparo : "gewürz" quer dizer tempero ... "traminer" é o nome muito antigo de uma cepa de uva branca local. A "gewürztraminer" é a velha traminer "temperada" ...

    Abraços, e parabéns pelo blog, sempre gostoso de ler !!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Nivaldo...
    Já estou fazendo a correção! É um prazer receber sua visita!
    Abraço

    ResponderExcluir