domingo, 13 de fevereiro de 2011

Festa VIP (parte 2)

Todos já sabem que o aniversário era da Lara, mas o chef Diego Schmidt resolveu presentear a todos nós com a sequência de pratos que ainda estavam por vir. Preparados?
Como primeiro prato nos foi servido um tortelloni de salmão defumado com espuma de wassabi. Massa leve, macia, com muito recheio de salmão deliciosamente saboroso... A espuma de wassabi surpreendeu a todos, pois achávamos que seria super forte. Mas não foi isso que aconteceu afinal, ela era leve, bem aerada, levemente picante.

Tivemos muitas dúvidas com a harmonização, mas decidimos abrir um Riesling da região da Alsácia (França), o Domaine Josmeyer 2006. Na taça apresentou um amarelo bem clarinho. No nariz mostrou-se bastante aromático, com destaque para os aromas de verniz, flores e lichia. Na boca, bom corpo, leve, fresco, uma mineralidade que surpreendeu. Vinho espetacular (eleito por mim o melhor da noite!), mas que não deu conta da potência de sabor do salmão defumado.

O segundo prato foi um ravioli de queijo chèvre, manteiga noisette de figos frescos e aspargos verdes. Tão delicioso quanto o primeiro prato, mas com um plus: a manteiga “queimadinha” deu um super sabor aos figos e aspargos.

Aqui também tivemos outra dificuldade com vinhos afinal, os aspargos dificultam a harmonização. Decidimos continuar com a uva Riesling, só que agora da Alemanha, da região do Mosel, o Dr. Loosen 2007. O mais bacana dessa harmonização foi perceber que a mesma uva, de regiões próximas, apresenta características tão diferentes. Este Riesling apresentou notas minerais bem marcantes. Muito querosene, petróleo, pedra de isqueiro. Na boca, bastante acidez e um açúcar residual que deixava um leve adocicado no final, que foi contrabalanceado pela forte acidez, deixando-o muito refrescante e agradável.

Para a sobremesa, o chef Diego nos reservou uma surpresa e tanto: Lasanha de chocolate acompanhado de creme vanilla.

Massa leve, com recheio de chocolate bem espesso, denso, cremoso,... A harmonização escolhida aqui foi com o vinho do Porto Rosè, Messias, composto pelas castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Esse vinho é para ser tomado mais refrescado, por volta dos 8 graus. Ideal para nossas elevadas temperaturas. Na taça apresentou um vermelho bem vivo, cor de sangue. No nariz, cerejas, na boca, além do álcool, cerejas ao maraschino. Perfeito!

Delícia de aniversário, hein? Desse jeito eu quero fazer aniversário toda semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário