quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sabrage!

Você sabe o que é Sabrage? É a técnica de abrir uma garrafa de champagne com um sabre! O sabre desliza ao longo do corpo da garrafa até alcançar o "pescoço". A força da lâmina ao bater na parte mais saliente da garrafa quebra o vidro, abrindo a garrafa.... A rolha permanece intacta dentro do gargalo (já cortado) da garrafa.


Está técnica, utilizada em ocasiões especiais, se popularizou na França. As primeiras sabragens teriam surgido no século 18, em clima de euforia, com Napoleão retornando de alguma batalha vitoriosa e querendo comemorar em grande estilo. A versão mais romântica, indica que, na verdade, o general e seus soldados eram tomados pela pressa de namorar suas mulheres, depois de tanto tempo apartados pelas batalhas, e que, para não demorar tanto nas comemorações, encontraram uma forma prática e rápida de abrir as garrafas!

Assistam ao vídeo abaixo (sei que a imagem está distante!) em que o Rodrigo Albernaz nos oferece esta demonstração e depois me respondam:  Não dá vontade de sair praticando por aí?

 

2 comentários: