domingo, 24 de outubro de 2010

Element 2004

O jantar desta última sexta-feira teve como entrada queijo brie aquecido e damascos. Um espumante aqui ficaria incrível, mas eu e meu marido decidimos beber apenas com o prato principal afinal, acordaríamos cedo no sábado!
Para jantarmos preparei um risoto de tomate seco com mussarela de búfala e manjericão e para harmonizar escolhemos o vinho australiano Element 2004 (com 69% Syrah, 17% Cabernet Sauvignon , 7% Cabernet Franc e 6% Merlot).

O vinho se mostrou muito equilibrado e bastante complexo. No aroma tinha notas de frutas vermelhas maduras, um pimenta negra, um mentolado e um pouco de coco (o vinho passa em barrica de carvalho americano e francês). No paladar as frutas vermelhas maduras e a pimenta negra ainda persistiam. Os taninos se mostraram bem delicados.
A harmonização ficou bacana, mas acho que com uma carne ficaria mais interessante afinal, o vinho tem um sabor bem marcante. 


Mas o mais interessante disso tudo é o fato da garrafa não ter rolha e sim, a famigerada "screw cap". É incrível perceber que mesmo com 6 anos de garrafa, o vinho apresentava-se incrivelmente bem conservado. Precisamos perder esse preconceito com a tampinha!!! É claro que a rolha tem todo um charme, todo um clima e um ritual para retirá-la. Mas não podemos considerar a screw cap como algo inferior.

4 comentários:

  1. Evelyn, que orgulho de vc!! Saiba que seguirei vc e, por favor, me mantenha informada sobre as novidades!
    Beijos, Kátia.

    ResponderExcluir
  2. Que alegria ter vc aqui! Pode deixar, eu me comprometo em te manter informada!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Dependendo das ocasiões a tampinha é mto melhor... principalmente qdo de leva o vinho numa viagem curta que não queremos despachar a mala com o saca rolhas... hahahahaha
    :)

    ResponderExcluir