segunda-feira, 28 de julho de 2014

O rio Reno, o Vale do Mosel e a Riesling

Não poderia iniciar meus registros de viagem falando de outro lugar, senão do passeio de barco que realizei pelo rio Reno e pelo rio Mosel, durante minha estadia na Alemanha.

Região vitivinícola por excelência, o vale do rio Mosel, localizado no sudoeste da Alemanha, oferece, além de vinhos extraordinários, a oportunidade de desfrutar de paisagens deslumbrantes, castelos monumentais e cidades históricas.


Famosa pela produção da casta Riesling, esta região é considerada uma das mais bonitas do planeta. Confesso que observar as encostas das montanhas forradinhas de plantações junto aos castelos ou a uma cidadezinha típica, é de deixar qualquer turista maluco.


Eu recomendo bastante o passeio pelos vales do Reno e do Mosel, mas vale lembrar que se trata de uma atividade de contemplação e que deve ser feito sem nenhuma pressa. Para quem busca agito e badalação, melhor não ir. 


O Vale do Rio Mosel oferece as condições ideais à produção da Riesling: Nesse serpentear, formam-se regiões íngremes, que recebem uma grande incidência de sol, além disso o solo, na maioria das vezes, de ardósia, absorve o calor do sol durante o dia e aquece a videira durante a noite. 


"Os 9 mil hectares plantados com uva Riesling estendem-se pelas encostas íngremes do vale. Com pouco mais de 500 viticultores, a região do Mosel é a quinta maior entre as 13 áreas vinícolas alemãs e a maior área contínua de cultivo de Riesling no mundo", segundo Peter Wolffenbüttel, do Além do Vinho

Algumas encostas são tão íngremes que fico imaginando como deve ser difícil e perigoso trabalhar nesses vinhedos.


Eu tentei escrever esse post enquanto navegava pelo rio Reno, mas foi impossível. Verbalizar sensações é difícil!


Depois de navegar por quase três horas, contemplando a paisagem, chegamos à cidade de Cochem, onde está o Castelo de Cochem.


Construído em torno do ano 1000, foi destruído em 1689 e reconstruído entre 1874-1877. Ele é o cartão postal da linda cidade de Cochem.

Paramos para almoçar à margem do rio Mosel. E, como não poderia deixar de ser, uma bela taça de Riesling para brindar o dia. 


Impossível não se apaixonar ainda mais pela uva Riesling!

2 comentários:

  1. Excelente postagem. Para quem quiser conheçer e degustar, nós da www.weinkeller.com.br trabalhamos exclusivamente com vinhos alemães especialmente das regiões da Pfalz e Mosel. Venha fazer uma visita e saborear um maravilhoso riesling conosco. ;)

    ResponderExcluir