quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vinho e música sempre harmonizam!

A um tempo atrás escrevi um post para o blog Papo de Vinhodo jornalista e amigo Beto Duarte, sobre harmonização entre vinho e música! O post foi um sucesso e por isso decidi reproduzi-lo aqui, para você ler também...


"Harmonizar vinho com música não é tarefa das mais simples e isso porque a análise de ambas surge de questões muito pessoais, altamente subjetivas. Afinal, nem sempre o cantor/ compositor considerado gênio é aquele da qual você mais gosta.

Minha única experiência com harmonização enomusical foi com o vinho Amarone e a ópera Carmen, de Bizet. (não leu, clique aqui)

Tenho vontade de ter outras experiências enomusicais... Mas como elaborá-las? Penso que cantores com vozes mais intensas, como Nina Simone, por exemplo, merecem vinhos também intensos, encorpados, com várias camadas aromáticas.

Uma voz como a de Jack Jonhson, que no traz a sensação de liberdade, leveza, harmonizaria muito bem com um vinho despretensioso, não? E a voz diferenciada de Bob Dylan? Só posso imagina-la acompanhada de um vinho elaborado com uma casta bem exótica, pouco conhecida... Ambos estariam favorecendo as nossas novas descobertas.

E para aquele vinho de meditação, quem você escolheria escutar? Assumo, nesse momento eu optaria pelo silêncio!"

5 comentários:

  1. KKKKKKK PAU DE GALINHEIRO? TEM JOGAR FORA ESSE VINHO ENTAO]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo;
      Como vai? Pau de galinheiro é um aroma encontrado em alguns vinhos evoluídos, causado pelo Brettanomyces - uma levedura que pode aparecer quando sobram resíduos de açúcar ao final da fermentação e, ao mesmo tempo possui teor de acidez mais baixo. Dependendo da quantidade, esses aromas podem ser qualidades ou defeitos!
      Espero ter ajudado!
      Evelyn

      Excluir
  2. Desculpe-me, mas pau de galinheiro é inaceitável! Completamente sem credibilidade...
    Não dá, não dá, não tem como....
    Vocês estão inventando muita moda. Você deve ter ido beber esse vinho lá na Granja Ito. Só lá para esse vinho ter cheiro de pau de galinheiro...com um monte de conservante, com acidez, com graduação alcoólica e esse fungo foi crescer na garrafa e feder a pau de galinheiro!!...
    É perceptível que eu não entendo nada de vinhos, não tenho como contraargumetá-la.
    Mas pau de galinheiro não consigo entender, desculpa mas to rindo aqui, eu acho que você também deve estar rindo aí...para de falar essas coisas...tenta o óbvio, olha que música com vinho gostei...acho que você mandou bem...de repente esse vinho pau de galinheiro é bom para ouvir Galinha Pintadinha com minha filha!!...brincadeira....só para descontrair aqui....
    Sem maldade, mas isso não entra na minha medíocre "cabecinha". Ass. Daniel

    ResponderExcluir
  3. Olha Evelyn, gostei muito deste post. Música e vinho de qualidade realmente são algumas das maravilhas deste mundo, assim como pessoas agradáveis e gentis.
    Ainda existem homens e mulheres assim, preciosidades como música e vinho, elegantes e educados, mas como o blog pode ser acessado por qualquer um, às vezes nos deparamos com alguns tipos de ogros que insistem em parecer civilizados e estragam a aura delicada deste assunto. Mas está em suas mãos apagar nossos comentários inconvenientes. Bom dia e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia;
      Obrigada pela visita e pelas palavras! Que delícia ler tudo o que você escreveu! Mas como vc bem disse, esse espaço é para todos, então acabo deixando os comentários inconvenientes para ver se a pessoa consegue reler, refletir e aprender!
      Quanto ao seu comentário, ele é daqueles que botam um sorriso imediato no rosto! Muito obrigada, viu?
      Sucesso para nós! Um brinde!

      Excluir