segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"Ver o vinho" é sentir o vinho!

No último sábado fui convidada pela sommelière Daniella Romano a participar de uma aula com o Grupo Ver o Vinho. 


Esse grupo, que já existe há três anos, é formado apenas por deficientes visuais. A Daniella, idealizadora e mantenedora deste grupo, me explicou que não foi nada fácil adaptar o processo de degustação de vinhos: foi necessário uniformizar o tamanho das taças, utilizar marcadores e fichas técnicas em braile, ensinar a girar a taça... Isso sem falar nas aulas para orientar a percepção sensorial e descobrir se o vinho é branco, rosé ou tinto, perceber o perlage de um espumante, e mais uma série de informações que, para nós que podemos enxergar, acaba sendo muito mais fácil diagnosticar.

Optei por falar sobre a casta Riesling - quem frequenta o Taças e Rolhas sabe que essa é minha uva favorita - e queria compartilhar esse amor com esse grupo. Assim que iniciei minha fala, já optei por ser vendada e assumo: fiquei muda! Percebi que estava mais ligada na audição, mas meu poder de fala praticamente desapareceu. 


Mas, para que falar?? O melhor de tudo foi poder escuta-los... Quanta percepção eles apresentaram, meu deus! Todos os aromas tão bem descritos: querosene, isqueiro, plástico, ferro, estavam todos lá... E eu travada, sem encontrar minha taça de água, sem saber onde estava a cuspideira, me esforçando ao máximo para não derrubar tudo, mas escutando cada relato delicioso. 

Saí de lá com a certeza de sempre reforçada: O vinho é sensação, é alegria, é estar em harmonia com quem você divide a taça... Essa história de vinho com "terno e gravata", elitizado é coisa de um passado remoto de nossa história!


Uma manhã de sábado muito especial, com um grupo que me ensinou o que é realmente degustar às cegas. Obrigada!

Fotos: Daniella Romano

6 comentários:

  1. Evelyn, que bacana que você foi também. Concordo com você que degustar às cegas ganha um outro significado depois de passar uma manhã com o Grupo Ver o Vinho. Parabéns pelo post. bjs, Ale

    ResponderExcluir
  2. Lindo amiga... deve ser um espetáculo mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Evelyn, que experiência incrível !!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir